Tendências em pesquisas sobre bibliotecas universitárias

um estudo bibliométrico dos anais do SNBU

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245281.234-257

Palavras-chave:

Bibliometria, Bibliotecas universitárias, Análise temática, Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias

Resumo

Discute as tendências em pesquisas sobre bibliotecas universitárias por meio da análise bibliométrica dos anais do Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU). Justifica-se a pesquisa a partir da necessidade de dimensionar as temáticas expostas no maior evento sobre bibliotecas universitárias, que despontam para as tendências das pesquisas, no Brasil. Foram utilizados como fonte de informação os anais do SNBU disponibilizados na rede em meio eletrônico, cuja extração dos metadados permitiu a análise das palavras-chave indexadas pelos autores nos artigos, padronizados em seguida de acordo com as especificações do software métrico VOSviewer. Conclui-se que os temas mais tratados no seminário são relacionados às tecnologias emergentes nas bibliotecas, assim como a produção científica e suas vertentes, envolvendo a questão da comunicação e os repositórios que permeiam esse processo, inferindo que as discussões sobre bibliotecas universitárias evoluem conforme o advento das tecnologias de informação e comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mateus Rebouças Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) (2019). Foi presidente do Centro Acadêmico de Biblioteconomia do Amazonas (CABAM) (2019-2020), representante discente no colegiado do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas (2019-2020) e estagiário do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) na Seção de Biblioteca, Arquivo e Editoração (SEBIB) no período de 2018 a 2019. Atualmente, é membro do Grupo de Pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento na Amazônia (GICA). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em planejamento e gestão de unidades de informação, estudos métricos da informação e competência informacional.

Danielly Oliveira Inomata, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Ciência da Informação (2017), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/ PGCIN) - Turma 2013. Mestre em Ciência da Informação (2012) pela UFSC/ PGCIN, Especialista em Planejamento e Gerenciamento de Águas (2007) pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Graduada em Biblioteconomia (2005) pela UFAM. Professora da Faculdade de Informação e Comunicação, Curso de Biblioteconomia, da UFAM. Pesquisadora e vice-líder do grupo de pesquisa 'Gestão da Informação e do Conhecimento na Amazônia' (UFAM), pesquisadora do 'Grupo de Pesquisa: Informação, Tecnologia e Sociedade' (UFSC) e do 'Núcleo de Gestão para Sustentabilidade - NGS' (UFSC). É consultora AdHoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). É avaliadora de periódico nacional e internacional. Tem competência de atuar nas áreas de Ciência da Informação, Biblioteconomia, Gestão do Conhecimento, Gestão da Informação e Comunicação, Fluxos Informacionais e áreas relacionadas; Parque Tecnológico, Incubadora de Empresas, Empresas de Base Tecnológica e startup; Mulheres na Ciência.

Célia Regina Simonetti Barbalho, Universidade Federal do Amazonas

Professora Titular da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (1984), mestrado em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1995) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Atualmente realiza Estágio Pós-Doutoral no Programa em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, ponto focal da Universidade de Federal do Rio de Janeiro. Atuou como Diretora do Sistema de Bibliotecas da UFAM. Foi pesquisadora sênior do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), responsável pela implantação do Núcleo de Informação Biotecnológica (NIB). É líder do Grupo de Pesquisa e Estudo em Ciência da Informação (2000). Foi vice presidente da Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias (CBBU) (2016-2018). É membro do Comitê Técnico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do curso de bacharelado em Biblioteconomia na modalidade a distância. Atua em diversos órgãos representativos da área como a Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN), o Forum de Profissionais da Informação do Estado do Amazonas (FORUM), dentre outros. Foi membro da diretoria do Conselho Federal de Biblioteconomia durante a 14a. e 15a. Gestões (2007-2012). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em gestão de unidades de informação, gestão da informação e do conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino superior, qualidade, biblioteconomia, competências profissionais, propriedade intelectual e planejamento estratégico.

Cleiton Mota de Souza, Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (2009) e Mestrado em Ciência da Informação pelo convênio entre o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT e Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2018). Bibliotecário/Documentalista do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Amazonas - SISTEBIB na função de Diretor da Divisão de Tecnologia da Informação - DTI. Experiência profissional no Centro de Biotecnologia da Amazônia, atuando no Núcleo de Informação Biotecnológica - NIB; Coordenação de Extensão Tecnológica e Inovação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, exercendo as atividades relativas a Gestão da Inovação do instituto e auxílio ao desenvolvimento das atividades do Arranjo NIT da Amazônia Ocidental ? AMOCI; Atuou como professor substituto da Faculdade de Informação e Comunicação - FIC da Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Patentes, Inteligência Organizacional, Informações Científicas e Tecnológicas, Mapas da Ciência e Estudos Métricos da Informação.

 

Referências

ALMEIDA, Catia Candida; GRACIO, Maria Claudia Cabrini. Produção científica brasileira sobre o indicador “Fator de Impacto”: um estudo nas bases SciELO, Scopus e Web of Science. Encontros Bibli, Florianópolis, v. 24, n. 54, p. 62-77, jan./abr., 2019.

ARAÚJO, Ronaldo Ferreira; ALVARENGA, Lidia A bibliometria na pesquisa científica da pós-graduação brasileira de 1987 a 2007. Encontros Bibli, Florianópolis, v. 16, n. 31, 2011.

BARBALHO, Célia Regina Simonetti; NASCIMENTO, Mateus Rebouças. O mapeamento de redes de relacionamento como estratégia para inovação. In: BARBALHO, Célia Regina Simonetti; BESSA, Zení Silva Jucá; PEREIRA, Sammy Aquino. Gestão da inovação: informação, ação e relações colaborativas. Amazonas: EDUA, 2019.

BUENO, Wilson Costa. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, Londrina, v. 15, n. esp., p. 1-12, 2010.

CAMARGO, Lorena Stephanie de; BARBOSA, Ricardo Rodrigues. Bibliometria, cienciometria e um possível caminho para a construção de indicadores e mapas da produção científica. Ponto de Acesso, Bahia, v. 12, n. 3, p. 109-125, 2018.

CARVALHO, Maria Carmen Romcy de. Estabelecimento de padrões para bibliotecas universitárias. Fortaleza: UFC, 1981.

COBO, Manuel Jesus et al. Science mapping software tools: review, analysis and cooperative study among tools. Journal of the American Society for Information Science and Technology, New York, v. 62, n. 7, p. 1382-1402, 2011.

CURTY, Renata Gonçalves; DELBIANCO, Natalia Rodrigues. As diferentes metrias dos estudos métricos da informação: evolução epistemológica, inter-relações e representações. Encontros Bibli, Florianópolis, v. 25, 2020.

EDIÇÕES ANTERIORES. In: SNBU 2014: XVIII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias. Belo Horizonte: UFMG, 2014.

FERREIRA, Aurélio Fernando; SILVA, Valéria Bastos da. Produção científica: conceitos, iniciativas e fatores Complicadores. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO, CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E GESTÃO DA INFORMAÇÃO, 34., 2011, Manaus. Anais [...] Manaus: Universidade Federal do Amazonas, 2011.

FIGUEIREDO, Nébia Maria Almeida de (org.). Método e metodologia na pesquisa científica. 3. ed. São Caetano do Sul: Yendis Editora, 2008.

FIGUEIREDO, Nice. Tópicos modernos em Bibliometria. Brasília: Associação dos Bibliotecários do Distrito Federal, 1977.

GARVEY, William. Communication: the essence of science. New York: Pergamon, 1979.

HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini; GUIMARÃES, Vera Aparecida Lui. A comunicação da ciência em eventos científicos na visão de pesquisadores. Em Questão, Porto Alegre, v. 22, n. 3, set./dez., 2016.

HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini; LETA, Jacqueline. Bibliometria e cientometria: reflexões teóricas e interfaces. São Carlos: Pedro e João, 2013.

LEITÃO, Julia Menezelho. Avaliação qualitativa e quantitativa numa biblioteca universitária: grupos de foco. Rio de Janeiro: Interciência, 2005.

LEITE, Fernando César Lima; COSTA, Sely Maria de Souza. Gestão do conhecimento científico: proposta de um modelo conceitual com base em processos de comunicação científica. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 36, n. 1, p. 92-107, jan./abr. 2007.

LUBISCO, Nídia Maria Lienert. Biblioteca universitária: elementos para o planejamento, avaliação e gestão. Salvador: EDUFBA, 2011.

LUBISCO, Nídia Maria Lienert. Relatório de pesquisa: bibliotecas universitárias, seus serviços e produtos: transposição de um modelo teórico de avaliação para um instrumento operacional. Ponto de Acesso, Salvador, v. 8, n. 3, p. 90-141, 2014.

MATTEDI, Marcos Antônio; SPIESS, Maiko Rafael. A avaliação da produtividade científica. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 24, n. 3, jul./set., p. 623-643, 2017.

MERTON, Robert. Os imperativos institucionais da ciência. In: DEUS, Jorge Dias de (org.). A crítica da ciência: sociologia e ideologia da ciência. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1979. p. 37-52.

NASCIMENTO, Mateus Rebouças; PINTO, Adilson Luiz; DIAS, Thiago Magela Rodrigues. Análise da produção intelectual na Pós-Graduação em Ciência da Informação: um estudo bibliométrico baseado em dados da Plataforma Lattes. Bibliotecas. Anales De Investigación, Havana, v. 16, n. 3, p. 207-220.

NORONHA, Daisy Pires; MARICATO, João de Melo. Estudos métricos da informação: primeiras aproximações. Encontros Bibli, Florianópolis, v. 13, n. 1, p. 116-228, 2008.

OLIVEIRA, Ely Francina Tannuri de; GRACIO, Maria Cláudia Cabrini. Indicadores bibliométricos em ciência da informação: análise dos pesquisadores mais produtivos no tema estudos métricos na base Scopus. Perspectivas em ciência da informação, Belo Horizonte, v. 16, n. 4, p. 16-28, dez. 2011

OTLET, Paul. Traité de documentation: le livre sur le livre. 2. ed. Liège: Centre de lecture publique de la communauté française de Belgique, 1989.

RAMALHO, Francisca Arruda. O uso das novas tecnologias em bibliotecas e serviços de informação. Informação e Sociedade, João Pessoa, v. 3, n. 1, p. 53-61, 1993.

SELLTIZ, Claire et al. Métodos de pesquisa das relações sociais. São Paulo: Herder, 1965.

SNBU. In: Repositório FEBAB. FEBAB: São Paulo, 2020.

SOUZA, Rosali Fernandez de; STUMPF, Ida Regina Chitto. Ciência da informação como área do conhecimento: abordagem no contexto da pesquisa e da pós-graduação no Brasil. Perspectivas em ciência da informação, Belo Horizonte, v. 14, n. esp., p. 41-58, 2009.

URBIZAGASTEGUI, Ruben Alvarado; RESTREPO-ARANGO, Cristina. Crescimento da literatura sobre bibliometria, informetria e cientometria no Brasil. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 10, n. 1, p. 6-31, 2017.

VAN ECK, Nees Jan; WALTMAN, Ludo. Visualizing bibliometric networks. In: DING, Ying; ROUSSEAU, Ronald; WOLFRAM, Dietmar (eds.). Measuring scholarly impact: methods and practice. San Francisco: Springer, 2014. p. 285-320.

VANZ, Samile Andréa de Souza. Redes Colaborativas nos Estudos Métricos de Ciência e Tecnologia. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 171-180, 2013.

DOWNLOAD. In: VOSviewer: visualizing scientific landscapes. Leiden: Universiteit Leiden, 2021.

VAN ECK, Nees Jan; WALTMAN, Ludo. VOSviewer Manual: manual for VOSviewer version 1.6.8. Leiden: Universiteit Leiden, 2018.

VANZ, Samile Andrea de Souza; SANTIN, Dirce Maria; PAVÃO, Caterina Marta Groposo. A bibliometria e as novas atribuições profissionais nas bibliotecas universitárias. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, São Paulo, v. 9, n. 1, p. 4-24, 2018.

WITTER, Geraldina; SOUZA, Jamili Salem. British Psychophysiology Society Annual Meeting (2005): análise da produção. Ciência da Informação, Brasília, v. 36, n. 2, p. 85-91, maio/ago. 2007.

ZIMAN, John. Conhecimento público. São Paulo: EDUSP, 1979.

Downloads

Publicado

2021-12-07

Como Citar

NASCIMENTO, M. R.; INOMATA, D. O.; BARBALHO, C. R. S.; SOUZA, C. M. de. Tendências em pesquisas sobre bibliotecas universitárias: um estudo bibliométrico dos anais do SNBU. Em Questão, Porto Alegre, v. 28, n. 1, p. 234–257, 2021. DOI: 10.19132/1808-5245281.234-257. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/111710. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo