A evolução do projeto editorial da revista Em Questão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245272.26-51

Palavras-chave:

Projeto Editorial, Em Questão, Design Gráfico

Resumo

Desenvolveu-se uma pesquisa histórica/descritiva e, posteriormente, interpretativa que analisou a evolução do projeto editorial da revista Em Questão ao longo dos seus 35 anos. Os elementos textuais (títulos, corpo de texto, citações, cabeçalho, rodapés, legendas etc.) e imagéticos (capa, identidade visual, figuras, tabelas, ilustrações etc.) foram primeiramente categorizados, depois comparados e, por fim, analisados, gerando as inferências interpretativas desde a primeira edição da revista até as mais atuais. Verificou-se, entre outros pontos, que o projeto editorial evoluiu adequadamente nesses 35 anos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Ataide Pithan, UFRGS

Possui graduação em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Franciscano (1999), graduação em Desenho Industrial - Programação Visual pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), mestrado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado pelo mesmo programa (2008). Foi professora substituta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no curso de Design, professora da Univates no curso de Design Gráfico e professora no curso de Design Gráfico da Universidade Federal de Pelotas. Atualmente é professora do nível Associado II da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde ministra as disciplinas de Projeto Gráfico, Produção Gráfica e Comunicação e Design. Tem experiência como designer na área de Programação Visual e pesquisa principalmente temas como História do Design, Modernidade e Pós-modernidade da Comunicação Visual, Metodologia de Projetos em Design e Teoria do Design.

Adriana Coelho Borges Kowarick, UFRGS

Possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1987), especialização em Técnicas de Comunicação e Marketing (Publicidade) pela Esculela de Alta Direccion y Administracion de Barcelona, Espanha (1989), mestrado em Ciências da Comunicação (Semiótica) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo (1999), e doutora em Planejamento Urbano e Regional (Percepção Ambiental e Sintaxe Espacial) pelo Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional da Faculdade de Arquitetura da UFRGS (2015). Atualmente é Professora Adjunta da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e coordena o Programa de Extensão Caixola-Clube de Criação da Fabico 2017-2018. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Publicidade e Propaganda, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, marketing, publicidade, propaganda, comunicação visual urbana.

Downloads

Publicado

2021-03-26

Como Citar

PITHAN, F. A.; KOWARICK, A. C. B. A evolução do projeto editorial da revista Em Questão. Em Questão, Porto Alegre, v. 27, n. 2, p. 26–51, 2021. DOI: 10.19132/1808-5245272.26-51. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/111688. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos