Publicando durante uma pandemia: comparação do conhecimento científico durante as crises causadas pela COVID-19 e pela Gripe Suína

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245282.111566

Palavras-chave:

Coronavírus, Doença viral, Banco de dados Pubmed, Informação de valor, Ciclo do conhecimento científico

Resumo

O conhecimento científico tem um ciclo bem estabelecido de criação de hipóteses, testando-as em experimentos e submetendo-as à análise da comunidade científica por meio de publicações. Leva-se tempo para atingir suficiência amostral em estudos biomédicos, especialmente sobre o efeito de medicamentos e vacinas. O protocolo da Organização Mundial da Saúde estima que sejam necessários mais de 19 meses de experimentos para aprovar uma vacina, por exemplo. Uma pandemia com impacto imediato em vidas humanas exige que estudos científicos acelerem a busca de soluções. No presente trabalho, avaliamos a velocidade e o volume de informações geradas pela Academia para enfrentar a COVID-19 em comparação com a Gripe Suína. Foram considerados artigos de periódicos indexados na plataforma PubMed. O número de publicações sobre a COVID-19 foi 11 vezes maior que o número de publicações sobre a Gripe Suína no período de um ano. Embora esperássemos mais colaborações e estudos internacionais com foco em vacinas para a COVID-19, os artigos se concentraram na China e no estudo de sintomas, gerenciamento da pandemia, revisões do conhecimento ou em ensaios clínicos. Com certeza, a Ciência está trabalhando mais rápido para soluções em situações biomédicas críticas. No entanto, o grande volume de informações gerado em pouco tempo pode dificultar a tomada de decisões em diversas áreas, incluindo na gestão da saúde. Os resultados deste artigo mostram que antes de usar artigos para realizar ações, os tomadores de decisão devem filtrar as informações recebidas e aguardar que a comunidade científica amadureça as discussões sobre o conhecimento gerado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bianca P. Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina

Ciência da Informação

Downloads

Publicado

2022-02-23

Como Citar

VIEIRA, B. P. Publicando durante uma pandemia: comparação do conhecimento científico durante as crises causadas pela COVID-19 e pela Gripe Suína. Em Questão, Porto Alegre, v. 28, n. 2, p. 111566, 2022. DOI: 10.19132/1808-5245282.111566. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/111566. Acesso em: 18 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos