Teoria do efeito de teoria: reflexões sobre a organização do conhecimento no campo das Museologias contemporâneas

Autores

  • Clovis Carvalho Britto Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245274.387-412

Palavras-chave:

Organização do conhecimento, Epistemologia, Museologias, Imaginação museal, Imaginação científica

Resumo

O artigo propõe reflexões sobre as diferentes tendências do conhecimento museológico contemporâneo e evidencia alguns dos interesses envoltos nos processos de elaboração, recepção e formação de epistemologias no exercício de (des) construção de Museologias do fazer museológico. Pautado no conceito de “teoria do efeito de teoria” elaborado por Pierre Bourdieu, o texto apresenta algumas das estratégias de conformação de um campo do conhecimento estabelecidas entre a imaginação museal e a imaginação científica. Seguindo essa orientação, o objetivo é realizar mapeamentos de algumas tentativas de classificação de eixos teóricos ou matrizes discursivas que configuram o pensamento museológico contemporâneo. No cenário das Museologias essa atitude metapoética ganhou força a partir da segunda metade do século XX com reflexões sobre os marcos políticos, (po)éticos e epistemológicos a inspirar novas práticas museológicas e reorientar os protocolos de leitura científica. A metodologia se sustenta em análise bibliográfica, tendo como fonte as tendências do conhecimento museológico evidenciadas em literatura museológica nacional e internacional, com ênfase nos artigos que integram o dossiê “Museus e Museologia: aportes teóricos na contemporaneidade”, publicado na Revista Museologia & Interdisciplinaridade, da Universidade de Brasília, Brasil, em 2020.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clovis Carvalho Britto, Universidade de Brasília

Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília. Doutor em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa. Professor no bacharelado em Museologia e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília e no Programa de Pós-Graduação em Museologia da Universidade Federal da Bahia. Bolsista de Profutividade em Pesquisa do CNPq.

Downloads

Publicado

2021-09-29

Como Citar

BRITTO, C. C. Teoria do efeito de teoria: reflexões sobre a organização do conhecimento no campo das Museologias contemporâneas. Em Questão, Porto Alegre, v. 27, n. 4, p. 387–412, 2021. DOI: 10.19132/1808-5245274.387-412. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/110057. Acesso em: 17 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos