Internet e participação política no caso do estado brasileiro: um relato de pesquisa

Autores

  • Francisco Paulo Jamil Almeida Marques Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Internet. Democracia. Participação. Institução política. Representação.

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de apresentar a trajetória de uma pesquisa doutoral que examinou os meios e modos através dos quais duas instituições do Estado brasileiro oferecem aos cidadãos oportunidades de participação política empregando a Internet. Mais especificamente, o objetivo da investigação foi fazer uma análise detalhada das formas de uso dos media digitais testemunhadas nos portais da Presidência da República e a Câmara dos Deputados. Em um primeiro momento, os recursos participativos presentes nestas experiências foram inventariados; em seguida, os mecanismos identificados foram considerados quanto às suas características; por fim, estabeleceu-se uma análise qualitativa dos possíveis efeitos que a participação dos usuários gera sobre o processo de produção da decisão política. Concluiu-se que cada uma destas experiências lança mão dos canais digitais de participação de forma sensivelmente díspar, reforçando-se o diagnóstico de que mais importam os modos pelos quais os mecanismos digitais são efetivamente utilizados do que suas potencialidades latentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Paulo Jamil Almeida Marques, Universidade Federal de Minas Gerais

Pesquisador em Estágio Pós-Doutoral (PRODOC/CAPES) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG e ao Grupo de Pesquisa em Mídia e Esfera Pública (EME). Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA, 2008).

Downloads

Publicado

2010-03-10

Como Citar

MARQUES, F. P. J. A. Internet e participação política no caso do estado brasileiro: um relato de pesquisa. Em Questão, Porto Alegre, v. 15, n. 2, p. 219–247, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/10932. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos