Gestão da informação e mídias sociais para o engajamento dos estudantes nas instituições de ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245282.108569

Palavras-chave:

Brasil, Engajamento em mídias, Gestão da informação, Mídias sociais, Redes sociais

Resumo

Os dados e informações presentes nas mídias podem ser processados, interpretados e analisados, identificando métricas que demonstrem o nível de engajamento dos usuários. Podem, ainda, promover o engajamento de atuais e futuros estudantes nas instituições de ensino superior. Assim, o problema de pesquisa é: quais estratégias de conteúdo contribuem para o engajamento nas mídias sociais dos atuais e futuros estudantes? O objetivo geral consistiu em identificar as estratégias de conteúdo mais apropriadas para o uso das mídias sociais no engajamento dos estudantes. Os objetivos específicos são identificar qual tipo de conteúdo existente nas mídias sociais desperta mais atenção do público e investigar as medidas que permitem verificar informações do comportamento dos estudantes. Esta pesquisa se caracteriza como exploratória e de natureza quantitativa-descritiva, sendo utilizado o método Estudo de Caso de Yin (2010) realizado em uma instituição de ensino superior do estado de São Paulo, Brasil. Os sujeitos da pesquisa envolvem 109 estudantes e dois funcionários responsáveis pelas mídias sociais. Foi construído um quadro direcionador a partir da inter-relação dos conceitos de Gestão da Informação e mídias sociais, gerando indicadores para o uso das mídias sociais. O perfil social da instituição no Facebook, possui 4.932 usuários e 246 publicações para um intervalo de um mês. Foram observados os sinais de engajamento dos usuários e constatadas as publicações do tipo foto como as que mais obtiveram envolvimento. O período de vestibular representa maior fluxo de publicações. Além disso, 82,6% dos internautas afirmaram que se sentem mais próximos da instituição.

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Biografia do Autor

Everaldo Henrique dos Santos Barbosa, Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Campus Marília.

Doutorando e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista, Marília, Brasil. Possui mestrado sanduiche na Université de Shebrooke, Québec, Canadá. Participou do Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP-2020).

Cássia Regina Bassan de Moraes, Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Campus Marília.

Doutora e Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista, Marília, Brasil. Professora e diretora da Faculdade de Tecnologia de Garça, São Paulo.

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Publicado

2022-02-23

Como Citar

BARBOSA, E. H. dos S.; MORAES, C. R. B. de. Gestão da informação e mídias sociais para o engajamento dos estudantes nas instituições de ensino superior. Em Questão, Porto Alegre, v. 28, n. 2, p. 108569, 2022. DOI: 10.19132/1808-5245282.108569. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/108569. Acesso em: 18 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos