Personal information management e seu impacto na produção científica de pesquisadores do domínio da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245281.258-280

Palavras-chave:

Comportamento de busca, Coleções pessoais, Produção científica, Organização da informação

Resumo

O desenvolvimento de tecnologias de informação tem afetado a forma como pesquisadores lidam com a informação na produção do conhecimento. Realizou-se um estudo com o objetivo de identificar as estratégias e os recursos utilizados por pesquisadores brasileiros do domínio Educação para organizar suas coleções; verificar se as dificuldades no manejo destas coleções afetam a produção científica destes pesquisadores e investigar a influência de variáveis demográficas nestas atividades. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário eletrônico a pesquisadores vinculados às dez universidades brasileiras melhor colocadas no ranking da Folha de São Paulo em três avaliações subsequentes. Obteve-se 205 respostas, porém apenas 163 questionários foram considerados válidos pelo fato de estarem completos ou parcialmente respondidos. Os demais continham apenas os dados demográficos dos respondentes ou estavam em branco. Os dados coletados foram analisados quantitativamente utilizando-se o teste estatístico qui-quadrado para verificar a associação da distribuição de respostas dos participantes entre as variáveis do estudo. Os resultados demonstraram que a minoria dos participantes utiliza ferramentas específicas para gerenciar suas coleções. Verificou-se, ainda, que a dificuldade em gerenciar suas coleções tem impactado na produção científica dos pesquisadores e que aqueles que passaram por algum treinamento sobre ferramentas para organizar e armazenar seus documentos enfrentam menos dificuldades para recuperar materiais de sua coleção pessoal. Pretende-se que os resultados da pesquisa possam servir de base para o preparo de bibliotecários para o atendimento a este grupo de pesquisadores e para a adaptação e proposição de produtos e serviços informacionais relacionados ao Personal Informantion Management.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helen de Castro S. Casarin, Faculdade de Filosofia e Ciências, Unesp

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), mestrado e doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É professor Adjunto III do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq e líder do grupo de pesquisa "Comportamento e competência informacionais".

Referências

AL-ANAZI, M.; HINZE, A.; VANDERSCHANTZ, N. Personal digital libraries: Keeping track of academic reading material. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON ASIAN DGITAL LIBRARIES, [2014?], Cham. Proceedings [...]. Cham: Springer, 2014. p. 39-47.

AL-ANAZI, M. S. Keeping track of electronic reading material. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - University of Waikato, Hamilton, 2013.

AL-OMAR, M.; COX, A. Finders, keepers, losers, seekers: a study of academics’ research-related personal information collections. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON HUMAN INTERFACE AND THE MANAGEMENT OF INFORMATION, [2013?], Berlin. Proceedings [...]. Berlin, Heidelberg: Springer, 2013. p. 169-176.

ARSHAD, A.; AMEEN, K. Comparative analysis of academic scientists, social scientists and humanists' scholarly information seeking habits. The Journal of academic librarianship, New York, v. 47, n. 1, p. 1-9, 2021.

ATHUKORALA, K. et al. Information‐seeking behaviors of computer scientists: Challenges for electronic literature search tools. Proceedings of the American Society for Information Science and Technology, [S.l.], v. 50, n. 1, p. 1-11, 2013.

BARREAU, D.; NARDI, B. A. Finding and reminding: file organization from the desktop. ACM Sigchi Bulletin, [S.l.], v. 27, n. 3, p. 39-43, Jul. 1995.

BATES, M. J. Learning about the information seeking of interdisciplinary scholars and students. Library trends, Baltmore, v. 45, n. 2, p. 155-64, 1996.

BERGMAN, O.; YANAI, N. Personal information retrieval: smartphones vs. computers, emails vs. files. Personal and Ubiquitous Computing, London, v. 22, n. 4, p. 621-632, 2018.

BRUCE, H.; JONES, W.; DUMAIS, S. Information behaviour that keeps found things found. Information Research, Sheffield, v. 10, n. 1, 2004.

BUSH, V. As we may think. The atlantic monthly, [S.l.], v. 176, n. 1, p. 101-108, 1945.

CASE, D.; GIVEN, L. M. Looking for informantion. 4. ed. [S.l.]: Emerald, 2016.

CASE, D. O.; O'CONNOR, L. G. What's the use? Measuring the frequency of studies of information outcomes. Journal of the Association for Information Science and Technology, Hoboken, v. 67, n. 3, p. 649-661, 2016.

CHARLOT, B. A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber. Revista Brasileira de educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 31, p. 7-18, 2006.

ETZEL, B.; THOMAS, P. Personal information management. In: ETZEL, B.; THOMAS, P. Personal Information Management. London: Palgrave, 1996. p. 8-17.

FRY, J. Scholarly research and information practices: a domain analytic approach. Information processing and management, Oxford, v. 42, p. 299-316, 2006.

GIVEN, L. M.; WILLSON, R. Information technology and the humanities scholar: Documenting digital research practices. JASIST, [S.l.], v. 69, n. 6, p. 807-819, 2018.

GREIFENEDER, E. Trends in information behaviour research. In: PROCEEDINGS OF ISIC, THE INFORMATION BEHAVIOUR CONFERENCE, 10., 2014, Leeds. Proceedings […] Leeds: Jagiellonian University, 2014.

HASSAN, S. et al. Measuring social media activity of scientific literature: an exhaustive comparison of Scopus and novel altmetrics big data. Scientometrics, Dordrecht, v. 113, p. 1037–1057, 2017.

HEMMINGER, B. M. et al. Information seeking behavior of academic scientists. Journal of the American society for information science and technology, Hoboken, v. 58, n. 14, p. 2205-2225, 2007.

HJØRLAND, B. Domain analysis. Knowledge Organization, Baden Baden, v.44, n.6, p. 436-464, 2017.

HWANG, Y.; LIN, H.; SHIN, D. Knowledge system commitment and knowledge sharing intention: the role of personal information management motivation. International Journal of Information Management, Oxford, v. 39, p. 220-227, 2018.

JAMALI, H. R.; ASADI, S. Google and the scholar: the role of Google in scientists' information‐seeking behaviour. Online Information Review, Bingley, v.34, n.2, p. 282-294, 2010.

JONES, W. Personal information management. Annual review of information science and technology, Hoboken, v. 41, n.1, p. 453-504, 2007.

JONES, W. et al. Making it real: Towards practical progress in the management of personal information. In: CHI: conference extended abstracts on human factors in computing systems, 2016, [s.l.]. Proceedings […]. [S. l.: s. n.], [2016]. p. 571-582.

JONES, W.; TEEVAN, J. Personal information management. Seattle: University Washington Press, 2007.

JONES, W.; WENNING, A.; BRUCE, H. How do people re-find files, emails and web pages? In: ICONFERENCE 2014, [s.l.]. Proceedings […]. [S. l.: s. n.], 2014.

KEMMAN, M.; KLEPPE, M.; SCAGLIOLA, S. 'Just Google It'. In: Mills, C.; Pidd, M.; Ward, E. Proceedings of the Digital Humanities Congress 2012. Sheffield: HRI Online Publications, 2014. Studies in the Digital Humanities.

KING, D. W.; TENOPIR, C. Using and reading scholarly literature. In: WILLIAMS, M. E. (ed.). Annual Review of Information Science and Technology, Hoboken, v. 34, p.423-477, 2001

KOH, K. et al. Information seeking and beyond: impacts of studying different forms of information behavior. Proceedings of the Association for Information Science and Technology, [S.l.], v. 52, n. 1, p. 1-5, 2015.

MCGEACHIN, R. B. The Impact of Electronic Bibliographic Databases and Electronic Journal Articles on the Scholar's Information-Seeking Behavior and Personal Collection of “Reprints”. Science & Technology Libraries, [S.l.], v. 25, n. 1-2, p. 127-137, 2004.

NEWMAN, M. L.; SACK, J. Information workflow of academic researchers in the evolving information environment: an interview study. Learned publishing, Hoboken, v. 26 n. 2, p. 124-131, 2013

NIU, X.; HEMMINGER, B. M. A study of factors that affect the information‐seeking behavior of academic scientists. Journal of the American Society for Information Science and Technology, Hoboken, v. 63, n. 2, p. 336-353, 2012.

OH, K. E. The process of organizing personal information. Dissertation (Doctor in Philosophy) – State University of New Jersey, New Brunswick, 2013.

PARÉ, F. X. Personal Information Management among office support staff in a university environment: an exploratory study. 2011. 214 f. Tese (Doutorado em Filosofia – Estudos de informação) - McGill University, School of Information Studies, Montreal, 2011.

STEWART, K. N.; BASIC, J. Information encountering and management in information literacy instruction of undergraduate, students. International Journal of Information Management, Oxford, v. 34, n. 2, p. 74-79, 2014.

TALJA, S.; MAULA, H. Reasons for the use and non-use of electronic journals and databases: a domain analytic study in four scholarly disciplines. Journal of documentation, Bingley, v. 59, n. 6, p. 673-691, 2003.

TENOPIR, C. Use and users of electronic library resources: an overview and analysis of recent research studies. Washington, D.C: Council on library and Information Resources, 2003.

TENOPIR, C. et al. Scholarly article seeking, reading, and use: a continuing evolution from print to electronic in the sciences and social sciences. Learned Publishing, Hoboken, v. 28, n. 2, p. 93-105, 2015.

VECHIATO, F. L.; FARIAS, G. B. de. Serendipidade no contexto da Ciência da Informação: perspectivas para os estudos com sujeitos informacionais. Encontros Bibli: revista eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, [S. l.], v. 25, p. 01-23, 2020. DOI: 10.5007/1518-2924.2020.e72056. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2020.e72056. Acesso em: 18 set. 2021.

WARRAICH, N. F.; ALI, I.; YASMEEN, S. Keeping found things found Challenges and usefulness of personal information management among academicians. Information and Learning Science, [S.l.], v. 119, n. 12, p. 712-720, 2018.

WELLINGS, S.; CASSELDEN, B. An exploration into the information-seeking behaviours of engineers and scientists. Journal of Librarianship and Information Science, London, v. 51, n. 3, p. 789-800, 2017.

WILSON, T. D. Human information behavior. Informing science, [S.l.], v. 3, n. 2, p. 49-56, 2000.

Financiamento: Esta pesquisa foi desenvolvida com o apoio do Conselho Nacional de Pesquisa CNPQ.

Downloads

Publicado

2021-12-07

Como Citar

CASARIN, H. de C. S.; ALMEIDA, C. C. Personal information management e seu impacto na produção científica de pesquisadores do domínio da educação. Em Questão, Porto Alegre, v. 28, n. 1, p. 258–280, 2021. DOI: 10.19132/1808-5245281.258-280. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/107825. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo