Publicações científicas e acesso a mestrados de alunos de Iniciação Científica: um estudo nos cursos do Setor de Saúde da Universidade Federal

Autores

  • Felipe Correa Fiori Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia de Informação, Universidade Federal do Paraná
  • Márcio Rogério de Souza Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia de Informação, Universidade Federal do Paraná
  • Cicero Aparecido Bezerra Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia de Informação, Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245273.204-227

Palavras-chave:

Iniciação científica, Ciências da Saúde, Publicações científicas, Mestrados

Resumo

O estudo busca relações entre publicações científicas e ingresso em programas de mestrado de 809 egressos de Iniciação Científica dos cursos do Setor de Saúde da Universidade Federal do Paraná (Enfermagem, Farmácia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Terapia Ocupacional), entre 2002 e 2017. Trata-se de um estudo que emprega análises estatísticas bivariadas não paramétricas em dados coletados do Sistema de Iniciação Científica da Universidade Federal do Paraná e da plataforma Lattes. Os resultados mostram que egressos que permaneceram por mais tempo em IC se tornaram mestrandos mais rapidamente, ao mesmo tempo em que apresentaram maior número de publicações; além disso, ex-alunos dos cursos de Odontologia e Enfermagem obtiveram um número médio de publicações acima do dobro dos demais cursos, bem como os egressos de Farmácia e Enfermagem seguiram mais rapidamente a carreira acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Correa Fiori, Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia de Informação, Universidade Federal do Paraná

Mestre e Doutorando em Ciência, Gestão e Tecnologia de Informação, Universidade Federal do Paraná

Márcio Rogério de Souza, Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia de Informação, Universidade Federal do Paraná

Mestre e Doutorando em Ciência, Gestão e Tecnologia de Informação, Universidade Federal do Paraná

Cicero Aparecido Bezerra, Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia de Informação, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Engenharia de Produção, Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia de Informação, Universidade Federal do Paraná

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

FIORI, F. C.; SOUZA, M. R. de; BEZERRA, C. A. Publicações científicas e acesso a mestrados de alunos de Iniciação Científica: um estudo nos cursos do Setor de Saúde da Universidade Federal. Em Questão, Porto Alegre, v. 27, n. 3, p. 204–227, 2021. DOI: 10.19132/1808-5245273.204-227. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/107408. Acesso em: 6 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos