Usuários da informação com deficiência em bibliotecas: uma análise da produção científica em Biblioteconomia e Ciência da Informação

Autores

  • Danielle Silva Pinheiro Wellichan Unesp - campus de Marilia
  • Eduardo José Manzini UNESP Campus de Marília

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245273.172-203

Palavras-chave:

Usuário de informação, Pessoas com deficiência, Tecnologia Assistiva, Acessibilidade, Bibliotecas.

Resumo

Os usuários com deficiência ainda são incógnitas e trazem desafios importantes para a prática bibliotecária. Por isso, analisar a existência deste usuário no contexto da informação é uma necessidade para repensar a atualidade nos ambientes informacionais. Assim, com o objetivo de analisar como a pessoa com deficiência, enquanto usuária da informação, foi abordada pela literatura da área no período de 1970 até 2019, buscou-se realizar um levantamento bibliográfico em uma base de dados da área da Ciência da Informação. Descritores específicos foram utilizados e os resultados analisados e categorizados, considerando variáveis como estudos voltados: 1) à acessibilidade e inclusão; 2) à Tecnologia Assistiva em bibliotecas; 3) às deficiências mais e menos abordadas; 4) aos aspectos relacionados à atuação profissional; 5) às práticas inclusivas existentes nas bibliotecas. Embora a literatura apresente estudos significativos e que as bibliotecas possuam, em sua maioria, recursos de Tecnologia Assistiva, a área requer atenção, reflexão e ação diante das reais necessidades de um usuário com deficiência, para uma atuação mais significativa, que garanta sua inclusão no ambiente informacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle Silva Pinheiro Wellichan, Unesp - campus de Marilia

Bibliotecária e Pedagoga Especialista. Mestra em Ciência da Informação e Doutoranda em Educação, na linha de Educação Especial no Programa de Pós-Graduação na UNESP/Marília.

Eduardo José Manzini, UNESP Campus de Marília

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP de Marília, Doutor em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP, São Paulo, e Pós-Doutorado em Educação pela UERJ

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

WELLICHAN, D. S. P.; MANZINI, E. J. Usuários da informação com deficiência em bibliotecas: uma análise da produção científica em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Em Questão, Porto Alegre, v. 27, n. 3, p. 172–203, 2021. DOI: 10.19132/1808-5245273.172-203. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/105894. Acesso em: 4 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos