Mídias sociais, violência contra mulheres e informação: prospecção do campo à luz das humanidades digitais
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245274.107-136Palavras-chave:
Violência contra mulheres. Mídias Sociais. Humanidades Digitais. Hashtags. Estudos de Gênero.Resumo
Este trabalho discute o fenômeno das hashtags nas mídias sociais digitais como uma estratégia para discussão das performances de gênero e oposição à violência contra mulheres. Busca o referencial teórico e metodológico das Humanidades Digitais associado àqueles da Ciência da Informação e dos estudos de gênero a partir da coleta de dados relacionados a postagens indexadas com as hashtags #primeiroassedio, #meuprimeiroassedio e #mexeucomumamexeucomtodas na mídia social facebook. Apresenta resultados caracterizados como “fotos”, “vídeo”, “relato”, “notícias” e “outros”. Identifica que a categoria fotos a que mais recebia interações e compartilhamentos no facebook; o que nos leva ao conceito de visibilidade informacional. Compreende-se a importância de pesquisas com recorte de gênero, a partir da Ciência da Informação e das Humanidade Digitais, ao passo que se mantenham abertas as possibilidades de discussão de uma temática sensível não somente para Mulheres como para demais estratégias de formação de redes de apoio, afeto e empoderamento social.
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