Mídias sociais, violência contra mulheres e informação: prospecção do campo à luz das humanidades digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245274.107-136

Palavras-chave:

Violência contra mulheres. Mídias Sociais. Humanidades Digitais. Hashtags. Estudos de Gênero.

Resumo

Este trabalho discute o fenômeno das hashtags nas mídias sociais digitais como uma estratégia para discussão das performances de gênero e oposição à violência contra mulheres. Busca o referencial teórico e metodológico das Humanidades Digitais associado àqueles da Ciência da Informação e dos estudos de gênero a partir da coleta de dados relacionados a postagens indexadas com as hashtags #primeiroassedio, #meuprimeiroassedio e #mexeucomumamexeucomtodas na mídia social facebook. Apresenta resultados caracterizados como “fotos”, “vídeo”, “relato”, “notícias” e “outros”. Identifica que a categoria fotos a que mais recebia interações e compartilhamentos no facebook; o que nos leva ao conceito de visibilidade informacional. Compreende-se a importância de pesquisas com recorte de gênero, a partir da Ciência da Informação e das Humanidade Digitais, ao passo que se mantenham abertas as possibilidades de discussão de uma temática sensível não somente para Mulheres como para demais estratégias de formação de redes de apoio, afeto e empoderamento social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathália Lima Romeiro, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutoranda em Ciência da Informação - PPGCI/UFMG
Mestra em Ciência da Informação - IBICT/UFRJ

Licenciada em biblioteconomia pela UNIRIO.

Ricardo Medeiros Pimenta, Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia - IBICT-RJ

Pesquisador Titular - COEPE/IBICT/MCTICCoordenador do Laboratório em Rede de Humanidades Digitais - LarhudProfessor do quadro permanente do PPGCI/IBICT-UFRJBolsista de Produtividade 2 – CNPqJovem Cientista do Nosso Estado - FAPERJ

Downloads

Publicado

2021-09-29

Como Citar

ROMEIRO, N. L.; PIMENTA, R. M. Mídias sociais, violência contra mulheres e informação: prospecção do campo à luz das humanidades digitais. Em Questão, Porto Alegre, v. 27, n. 4, p. 107–136, 2021. DOI: 10.19132/1808-5245274.107-136. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/105210. Acesso em: 3 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos