Competência em Informação e Mídia no Ensino de História: observações acerca de indicações de obras cinematográficas em meios virtuais

Autores

  • Sabrina Simões Corrêa Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Renata Braz Gonçalves Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245272.370-391

Palavras-chave:

Competência em Informação e Mídia, Ensino de História, Mídias na Educação, Cinema

Resumo

A presente pesquisa objetivou relacionar dados coletados em blogs e sites administrados por professores de História da educação básica com os pressupostos teórico-conceituais da media information literacy a fim de discutir a abordagem dada aos recursos cinematográficos indicados nesses meios virtuais para fins didático-pedagógicos. Quanto à metodologia, esta pesquisa caracteriza-se como um estudo descritivo de cunho quali-quantitativo. A elaboração do estudo se deu através da pesquisa bibliográfica e da pesquisa documental, cujas fontes foram os meios virtuais. A análise foi pautada pelo método de Análise de Conteúdo. No que se refere aos resultados, a pesquisa observou 25 meios virtuais, dos quais nove apresentaram indicações de obras cinematográficas, totalizando 362 filmes distintos. As informações concedidas pelos docentes nos meios virtuais permitiram a identificação de aspectos voltados à competência em informação e mídia, dentre eles: menções relacionadas ao acesso, à avaliação e ao uso dos recursos fílmicos; apontamento de dados referentes à indicação de autoria nas informações postadas nos meios virtuais; observação de informações que admitissem o potencial democrático e positivo do uso das linguagens fílmicas para fins educacionais, bem como o potencial negativo, voltado à ideia de que há intenções comerciais e ideológicas por trás da produção cinematográfica. Conclui-se que é fundamental haver o aprimoramento e o desenvolvimento de habilidades e competências informacionais e midiáticas, uma vez que o acesso a recursos ‘não convencionais’ exige dos indivíduos novas habilidades. Nesse contexto, o bibliotecário se insere como agente mediador na promoção de estratégias para o uso efetivo e ético da informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sabrina Simões Corrêa, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Docente substituta/ Curso de Biblioteconomia/ Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Mestra em História/ Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Renata Braz Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Docente/ Curso de Biblioteconomia/ Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Doutora em Educação/ Universidade Federal de Pelotas - UFPEL.

Downloads

Publicado

2021-03-26

Como Citar

CORRÊA, S. S.; GONÇALVES, R. B. Competência em Informação e Mídia no Ensino de História: observações acerca de indicações de obras cinematográficas em meios virtuais. Em Questão, Porto Alegre, v. 27, n. 2, p. 370–391, 2021. DOI: 10.19132/1808-5245272.370-391. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/105056. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos