Comunicação Organizacional e Gestão do Conhecimento: interface entre áreas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245272.267-293

Palavras-chave:

Comunicação interna, Compartilhamento de informação, Criação de conhecimento, Contexto capacitante, Interdisciplinaridade

Resumo

O trabalho relata uma pesquisa, de natureza interdisciplinar, que descreve práticas e abordagens gerenciais da comunicação organizacional e da gestão do conhecimento, identificando interface entre as áreas. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com base em um estudo de caso realizado em uma empresa do setor de serviços e produtos de aluguel de automóveis. Os dados obtidos referendam os paradigmas relacional da comunicação e do conhecimento organizacional como os mais adequados para a promoção do diálogo interpessoal no ambiente do trabalho. O estudo evidencia a importância da formação de contextos capacitantes propícios para o compartilhamento da informação e a criação de conhecimento no âmbito da organização estudada. Os resultados demonstram que os contextos capacitantes estimulam a promoção do compromisso dos públicos internos para com a organização, a conscientização sobre mudanças no ambiente corporativo, a compreensão da evolução dos objetivos organizacionais e a sensação de pertencimento à organização. Os resultados também evidenciam a relevância da comunicação interna para o compartilhamento da informação e a criação de conhecimento organizacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ariane Barbosa Lemos, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Doutora

Ricardo Rodrigues Barbosa, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor

Downloads

Publicado

2021-03-26

Como Citar

LEMOS, A. B.; BARBOSA, R. R. Comunicação Organizacional e Gestão do Conhecimento: interface entre áreas. Em Questão, Porto Alegre, v. 27, n. 2, p. 267–293, 2021. DOI: 10.19132/1808-5245272.267-293. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/103913. Acesso em: 16 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos