Atributos da encontrabilidade da informação e a desmobilização da postura ativa do usuário da Web

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245272.193-212

Palavras-chave:

Encontrabilidade da informação, Redes sociais na internet, Web social, Timelines

Resumo

A World Wide Web revolucionou o modo como consumimos informação, demandando dos usuários postura ativa na busca pelos conteúdos. Mais recentemente, as redes sociais na Internet ofereceram ainda mais liberdades e possibilidades de ação, porém também foram responsáveis por popularizar os ambientes informacionais conhecidos como timelines. Nesses ambientes, os conteúdos apresentados são selecionados automaticamente, por meio de algoritmos. O estudo deste artigo tem o objetivo de evidenciar de que forma a dinâmica e a arquitetura da informação utilizadas nas timelines contribuem para o retorno a uma postura passiva por parte do usuário. Emprega a análise dos atributos da Encontrabilidade da Informação como metodologia, verificando o modo como são aplicados nas timelines. A análise indicou evidências de que tais ambientes atendem a poucos atributos da Encontrabilidade da Informação, permitindo concluir que foram projetadas para um usuário indiferente, que não procura adotar postura ativa na busca pela informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sergio Mari Jr., Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Comunicação (2012) e Especialista em Comunicação com o Mercado (2006) pela Universidade Estadual de Londrina. Graduado em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Pitágoras de Londrina (2012) e em Relações Públicas pela Universidade Estadual de Londrina (2002). Docente nos cursos de Publicidade e Propaganda e Administração da Faculdade Pitágoras de Londrina e no curso de Administração da Faculdades Londrina

Miguel Luiz Contani, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Letras Português - Inglês pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São Caetano do Sul (1976), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1988) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995). Atualmente é professor associado na Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Comunicação e informação, com ênfase em teorias da linguagem, organização e representação da informação e do conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: organização e representação da informação e do conhecimento, semiótica, estudos da imagem, produção de sentido nas práticas socioambientais do espaço urbano.

Referências

CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

LEÃO, Lúcia. O labirinto da hipermídia: arquitetura e navegação no ciberespaço. São Paulo: Iluminuras, 1999.

LEMOS, André; LÉVY, Pierre. O futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária. São Paulo: Paulus, 2010.

MORVILLE, Peter. Ambient findability. Sebastopol: O'Reilly Media, 2005.

PARISER, Eli. O filtro invisível: o que a internet está escondendo de você. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

PEREIRA, Vinícius Andrade. As linguagens publicitárias e os meios digitais. In: CARMELLA, Eliana et al. (org.). Mídias: multiplicação e convergências. São Paulo: Editora SENAC, 2009. p. 637-650.

RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

SANTAELLA, Lucia. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004.

SPYER, Juliano. Conectado: o que a internet fez com você e o que você pode fazer com ela. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.

STATISTA. Most popular social networks worldwide as of January 2021, ranked by number of active users (in millions). [S. l.]: Statista, [2021]. Disponível em: https://www.statista.com/statistics/272014/global-social-networks-ranked-by-number-of-users/. Acesso em: 18 fev. 2021.

VECHIATO, Fernando Luiz; VIDOTTI, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio. Encontrabilidade da informação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014.

VIEIRA, Eduardo. Os bastidores da internet no Brasil: as histórias de sucesso e fracasso que marcaram a Web brasileira. Barueri: Manole, 2003.

Downloads

Publicado

2021-03-26

Como Citar

MARI JR., S.; CONTANI, M. L. Atributos da encontrabilidade da informação e a desmobilização da postura ativa do usuário da Web. Em Questão, Porto Alegre, v. 27, n. 2, p. 193–212, 2021. DOI: 10.19132/1808-5245272.193-212. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/103870. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)