O Patrimônio Esportivo e os Museus do Esporte no Google Arts & Culture
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245272.418-439Palavras-chave:
Patrimônio esportivo, Museus do esporte, Google Arts & CultureResumo
Este estudo objetiva mapear e analisar a presença e a representatividade do patrimônio esportivo no contexto da plataforma Google Arts & Culture. Realiza buscas remotas a partir do termo “sport” para identificar museus, coleções e instituições culturais cujos acervos e temática relacionem-se ao patrimônio esportivo. Analisa os resultados encontrados à luz da bibliografia disponível e das informações publicadas pelas instituições identificadas. Verifica que o patrimônio esportivo, os museus e as coleções do esporte encontram-se pouco representados dentro do universo de resultados encontrados na plataforma Google Arts & Culture. No contexto dos resultados obtidos, observa ainda que a Austrália e seu patrimônio esportivo têm uma expressiva presença em relação a outros países, nos quais se situam importantes instituições culturais do esporte. Conclui que, ao mesmo tempo em que o Google Arts & Culture permite acesso irrestrito e em âmbito global a um vastíssimo universo de instituições e bens culturais, os processos seletivos, as parcerias e as decisões curatoriais levadas adiante pelo Google Arts Institute estão sujeitas a influências e demandas de mercado que podem acarretar distorções, tanto no que se refere às instituições componentes da plataforma quanto à narrativa associada aos bens apresentados.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 3.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.