Desvendando as relações de outras disciplinas com ciência da informação: avaliação a partir da perspectiva internacional

Autores

  • Wesley Rodrigo Fernandes Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação
  • Beatriz Valadares Cendón Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245272.76-116

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Interdisciplinaridade, Transdisciplinaridade, Pluridisciplinaridade, Epistemologia da Ciência da Informação

Resumo

O objetivo geral do artigo é investigar na literatura científica o uso do conhecimento produzido pela ciência da informação internacional por pesquisadores das demais áreas científicas. A pesquisa é realizada em duas etapas. Os dados analisados na primeira etapa são provenientes de uma análise de citações a artigos da área de ciência da informação do cenário internacional publicados entre 1997 e 2016 e presentes na Web of Science. Na segunda etapa, com o objetivo de determinar o tipo de relação (multi, inter ou transdisciplinar) estabelecida entre as citações de outras disciplinas e a ciência da informação, é realizada análise quantitativa em uma amostra não-probabilística por conveniência de 15% das citações de outras disciplinas a trabalhos provenientes da ciência da informação internacional identificados na primeira etapa. Ainda na amostra utilizada na segunda etapa, para os trabalhos das citações que apresentam propriedades indicativas de serem pesquisas construídas a base de uma relação interdisciplinar, é realizada uma análise qualitativa para determinar se elas são de natureza uni, inter, multi ou transdisciplinar. Como principais resultados destacam-se: a observação de uma tendência de crescimento das citações dos trabalhos internacionais da área pelas demais áreas do conhecimento científico, esse fato pode demonstrar que a ciência da informação internacional tem avançado teórica e metodologicamente de modo sistemático nesses últimos 20 anos; a verificação de uma expressiva utilização do conhecimento da ciência da informação internacional pelas demais áreas do conhecimento, indicando uma potencial relação interdisciplinar de outras disciplinas com a ciência da informação internacional. Entretanto, esta potencial relação interdisciplinar não é confirmada pela análise quanti-qualitativa realizada na segunda etapa da pesquisa.

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Biografia do Autor

Wesley Rodrigo Fernandes, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação

Doutor em Gestão e Organização do Conhecimento pela Escola de Ciência da Informação da UFMG. Mestre em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da UFMG (2012). Especialista em Gestão Estratégica da Informação pela Escola de Ciência da Informação da UFMG (2009). Possui graduação em Biblioteconomia pelo Centro Universitário de Formiga (2002). Atualmente é bibliotecário da Faculdade de Letras da UFMG e Gestor Editorial do Portal de Periódicos da Faculdade de Letras da UFMG. Foi bibliotecário do Instituto de Ciências Exatas da UFMG. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia. Áreas de interesse: informação e sistemas de informação; usuários, uso e avaliação de sistemas de informação; bibliotecas universitáris e Reflexões e discussões sobre a disciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, assim como a construção do conhecimento em ciência da informação

Beatriz Valadares Cendón, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação

Professora Titular do Programa de Pós Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (Nível 5 - CAPES). Possui os títulos de Doutora e Mestre em Ciência da Informação pela University of Texas at Austin (1996, 1990). Formada em Engenharia Econômica pela Fundação Dom Cabral (Especialização,1984) e em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (Graduação, 1980). Exerceu os cargos de Diretora da Escola de Ciência da Informação da UFMG (2010), Vice-Diretora (2006-2010) e Chefe do Departamento de Organização e Tratamento da Informação (2002-2006) da Escola de Ciência da Informação da UFMG. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da ECI/UFMG (2014-2015). Consultora científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), CAPES e CNPq. Líder da Linha de Pesquisa Organização e Uso da Informação no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da ECI/UFMG (2011-ago/2015). Líder do grupo de pesquisa "Informação e sistemas de informação: estudos de usuários e usos" (2002-presente). Membro dos grupos de pesquisa "Representação do Conhecimento, Ontologias e Linguagem" e "Produção de Conhecimento e Interdisciplinaridade do(a) LATACI RESEARCH INSTITUTE". Serviu como membro do Comitê Assessor da área de Ciências Sociais Aplicadas da Pró-Reitoria de Pesquisa da UFMG e em várias comissões e órgãos colegiados da ECI e da UFMG. Nos Estados Unidos, atuou como professora na University of South Florida e como Assistente de Pesquisa na University of Texas at Austin. Selecionada pelo Projeto Open Box da Ciência entre as 250 mulheres protagonistas da ciência brasileira (2020).

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Publicado

2021-03-26

Como Citar

FERNANDES, W. R.; CENDÓN, B. V. Desvendando as relações de outras disciplinas com ciência da informação: avaliação a partir da perspectiva internacional. Em Questão, Porto Alegre, v. 27, n. 2, p. 76–116, 2021. DOI: 10.19132/1808-5245272.76-116. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/102773. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos