As relações de poder que se configuram nas compras em universidades públicas: contribuição para os estudos dos documentos e da materialidade da informação

Autores

  • Nadi Helena Presser Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Nadja Macêdo de Araújo Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Juliene da Silva Barros Gomes Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245263.463-489

Palavras-chave:

Processo de Compras, Universidades Públicas, Poder Disciplinar, Documentação, Informação.

Resumo

Este artigo analisa as relações de poder que se configuram nos mecanismos de disciplinarização e de regulação do processo de compras de uma universidade pública federal, como contribuição para os estudos da materialidade dos documentos, no processo informacional. O procedimento técnico de coleta dos dados contou com o mapeamento do processo, além da realização de entrevistas semiestruturadas com os servidores públicos envolvidos e do levantamento dos documentos legais e institucionais que normatizam e orientam o fluxo de trabalho. O processo foi analisado e interpretado por meio de duas perspectivas: a disciplinar – mediante contribuição da teoria foucaultiana; e a documental – com ênfase no caráter social e material da informação, linha teórica frohmanniana. A análise do poder disciplinar revelou como as práticas sociais e institucionalizadas por meio de documentos produzem um conjunto de conceitos promissores para pensar filosoficamente sobre informação. A razão para essa conclusão é de que a atenção às práticas e aos documentos revela como documentos específicos, em determinados momentos e lugares e em áreas específicas do terreno institucional, social e cultural, tornam-se informativos, materializados e se conformam como mecanismos disciplinares.

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Biografia do Autor

Nadi Helena Presser, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Associada do Departamento da Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco

 

  

Nadja Macêdo de Araújo, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestre em Gestão Pública pelo Desenvolvimento do Nordeste

Técnica Administrativa (Administradora) da Universidade Federal Rural de Pernambuco

       

Juliene da Silva Barros Gomes, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Doutora em Linguística pela UNICAMP

Professora Associada da Universidade Federal Rural de Pernambuco

   

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Publicado

2020-09-16

Como Citar

PRESSER, N. H.; ARAÚJO, N. M. de; GOMES, J. da S. B. As relações de poder que se configuram nas compras em universidades públicas: contribuição para os estudos dos documentos e da materialidade da informação. Em Questão, Porto Alegre, v. 26, n. 3, p. 463–489, 2020. DOI: 10.19132/1808-5245263.463-489. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/100239. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

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Artigo