OS INSTRUMENTOS MUSICAIS NO PROCESSO DE EXPULSÃO DOS JESUÍTAS DO BRASIL EM 1759

Autores

  • Marcos Holler

Palavras-chave:

Música colonial brasileira, jesuítas no Brasil colonial, música e catequese indígena

Resumo

Em 1549 chegou ao Brasil o padre jesuíta Manoel da Nóbrega, dando início à intensa atuação dos jesuítas nas Américas. Apesar da restrição aos instrumentos musicais expressa nos documentos da Companhia de Jesus, referências ao uso de instrumentos em cerimônias religiosas e eventos profanos são extremamente freqüentes em relatos jesuíticos desde pouco tempo depois da sua chegada no Brasil até a expulsão dos padres em 1759. A pesquisa em documentos desse período pode levantar importantes informações sobre a prática instrumental nos estabelecimentos jesuíticos da América Portuguesa. Além de documentos jesuíticos originais dos séculos XVI a XVIII, para este trabalho foram utilizadas publicações ou transcrições modernas destes documentos, e cópias (manuscritas, xerográficas, digitalizadas ou microfilmadas) de originais. Por meio destes textos percebe-se que o uso de instrumentos nas aldeias é mencionado com freqüência, porém nos relatos sobre os colégios praticamente o único instrumento mencionado é o órgão. Isso mostra que nos estabelecimentos jesuíticos do Brasil colonial existia uma estreita relação entre a prática musical e a catequese indígena, enquanto nos colégios se mantinha a prática usual determinada pela Igreja.

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