A DELIMITAÇÃO DA EDUCAÇÃO MUSICAL COMO ÁREA DE CONHECIMENTO: CONTRIBUIÇÕES DE UMA INVESTIGAÇÃO JUNTO A TRÊS PROFESSORAS DE MÚSICA DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
educação musical, epistemologia, concepções e ações de música.Resumo
A discussão, no Brasil, sobre a delimitação da Educação Musical como área de conhecimento tem-se intensificado, como revelam publicações recentes da literatura específica. Visando a contribuir com essa discussão, neste trabalho, apresento e discuto parte dos resultados de uma pesquisa que investigou como as concepções e ações de educação musical de professores de música configuram a prática pedagógico-musical em escolas do ensino fundamental. Utilizando como referencial teórico a fenomenologia social de Schutz, foram realizados três estudos de caso qualitativos com três professoras de música atuantes em escolas privadas de Porto Alegre-RS. Os construtos subjacentes às concepções e ações das professoras investigadas sugerem que a Educação Musical parece caracterizar-se por um encontro entre pedagogias e musicologias. Esses resultados sinalizam algumas propriedades do campo da Educação Musical. Poderão, assim, contribuir com a reflexão sobre o status epistemológico da Educação Musical como área de conhecimento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Edição
Seção
Artigos