OS SABERES DOCENTES NA PRATICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE PIANO

Autores

  • Rosane Cardoso de Araújo

Palavras-chave:

saberes docentes, professores de piano, formação de professores.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa com o objetivo de investigar os saberes que norteiam a prática pedagógica de professores de piano/bacharéis ao longo da carreira. Para este fim foram observadas as fontes sociais de aquisição e a mobilização dos saberes no discurso e na prática docente. O método da pesquisa foi o estudo multicaso orientado por um estudo de desenvolvimento de corte transversal. Participaram deste estudo três professoras de piano, bacharéis em música, localizadas em diferentes etapas da carreira profissional. A linha discursiva deste trabalho foi a fenomenologia focalizada no pensamento de Heidegger (2002) e o referencial teórico teve como base os estudos de Tardif (2002) e Huberman (1995). Como resultado, foi identificada uma tipologia de saberes específica deste estudo, discutida a partir do elemento temporal. Também foram tratados outros elementos relacionados à função do professor de piano, como especificidades desta atividade e relações entre formação profissional e docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Edição

Seção

Artigos