O CONHECIMENTO PRÁTICO DO PROFESSOR: UMA DISCUSSÃO SOBRE AS ORIENTAÇÕES QUE GUIAM AS PRÁTICAS EDUCATIVO MUSICAIS DE TRÊS PROFESSORAS

Autores

  • Viviane Beineke

Palavras-chave:

conhecimento prático do professor, educação musical escolar,

Resumo

O artigo discute os conhecimentos práticos que orientam a prática educativa de três professoras de música atuantes na escola fundamental, com a finalidade de desvelar algumas das lógicas que guiam e sustentam as suas ações pedagógicas. Tomando os trabalhos de Schön e de Elbaz como perspectivas teóricas, foram desenvolvidos três estudos de caso. A coleta de dados consistiu em observações de aulas de música, entrevista semi-estruturada e entrevista de estimulação de recordação, técnica na qual o professor é incentivado a refletir sobre a prática educativa enquanto assiste à própria aula em vídeo. O trabalho discute alguns processos de desenvolvimento profissional das professoras e como elas orientam suas ações em sala de aula, articulando conhecimentos próprios a partir de reflexões sobre as suas práticas educativas. Nessa abordagem é atribuído um novo status ao conhecimento do professor, aproximando teoria e prática pedagógicas. Os resultados também apontam algumas contribuições para a pesquisa sobre o pensamento do professor e a formação de professores de música.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Edição

Seção

Artigos