EDUCAÇÃO MUSICAL A DISTÂNCIA PARA PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Cássia Virgínia Coelho de Souza

Palavras-chave:

Educação Musical a Distância, Formação de Professores,

Resumo

O artigo descreve a pesquisa que verificou as possibilidades pedagógicas de um programa de Educação Musical a Distância para professores das séries iniciais do ensino fundamental em Mato Grosso. Um curso de música a distância foi elaborado, realizado e avaliado contando com a participação de 279 voluntários, professores, alunos do Curso de Licenciatura em Educação Básica (1a a 4a séries), a distância, da Universidade Federal de Mato Grosso. Os estudos foram realizados individualmente ou em grupo, havendo atendimentos presenciais nos municípios com a orientação da pesquisadora e de 6 monitores. A análise da experiência levou a autora a concluir que as bases para a formação musical dos professores estão na atividade reflexiva, devendo ser contemplados os aspectos sobre a concepção, o fazer, a compreensão em música e a didática, numa abordagem que deve valorizar a diversidade e a colaboração entre os professores, observando a música como um todo, sem compartimentar seus elementos.

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