ESCOLA, JUVENTUDE E MUSICA: TENSÕES, POSSIBILIDADES E PARADOXOS

Autores

  • Margarete Arroyo

Palavras-chave:

escola, juventude, música

Resumo

O artigo traz os resultados da pesquisa A escola e a interação de adolescentes e música popular: estudos críticos analisados sob uma perspectiva sociomusical da interação humano-música. A investigação teve por objetivos: mapear a literatura que discute a articulação da escola com as culturas juvenis – música popular; e refletir criticamente sobre a escola como lócus de prática da interação de adolescentes/jovens e música popular. Este estudo, de caráter qualitativo, foi desenvolvido com base na pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo; seu referencial teórico fundamenta-se na “força semiótica da música” (DeNora, 2000). Os resultados indicam que a literatura aborda questões que podem auxiliar os educadores musicais no seu trabalho com a juventude nos espaços escolares. As conclusões destacam: apesar da literatura trazer reflexões importantes, ela merece algumas críticas; mais trabalho de campo seria necessário, bem como continuar uma revisão crítica do que já se produziu sobre o assunto

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Edição

Seção

Artigos