LA CRÍTICA COMO MEDIACIÓN CULTURAL: MÁRIO DE ANDRADE Y ALEJO CARPENTIER EN DIÁLOGO CON LOS COMPOSITORES CONTEMPORÁNEOS
Palavras-chave:
crítica musical, compositores, modernismo brasileiro, minorismo cubanoResumo
Este ensaio aborda a articulação de novos paradigmas para a música erudita em Cuba e no Brasil nas décadas de 1920 a 1940, a partir do diálogo de Mário de Andrade e Alejo Carpentier com seus contemporâneos: os compositores brasileiros Heitor Villa-Lobos, Francisco Mignone, Camargo Guarnieri, Luciano Gallet e Oscar Lorenzo Fernández, e os cubanos Amadeo Roldán e Alejandro García Caturla. Um exame dos escritos de Andrade e Carpentier nos jornais e revistas da época, assim como da correspondência cruzada entre críticos e compositores, nos permite indagar nos matizes dos discursos culturais da época, segundo articulados no debate público e na intimidade das cartas. No contexto da efervescência cultural de movimentos como o modernismo brasileiro e o minorismo cubano, Andrade e Carpentier propulsaram a criação musical erudita, enquanto espaço para elaborar novas representações do nacional.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-10-09
Edição
Seção
Artigos