LA CRÍTICA COMO MEDIACIÓN CULTURAL: MÁRIO DE ANDRADE Y ALEJO CARPENTIER EN DIÁLOGO CON LOS COMPOSITORES CONTEMPORÁNEOS

Autores

  • Mareia Quintero-Rivera

Palavras-chave:

crítica musical, compositores, modernismo brasileiro, minorismo cubano

Resumo

Este ensaio aborda a articulação de novos paradigmas para a música erudita em Cuba e no Brasil nas décadas de 1920 a 1940, a partir do diálogo de Mário de Andrade e Alejo Carpentier com seus contemporâneos: os compositores brasileiros Heitor Villa-Lobos, Francisco Mignone, Camargo Guarnieri, Luciano Gallet e Oscar Lorenzo Fernández, e os cubanos Amadeo Roldán e Alejandro García Caturla. Um exame dos escritos de Andrade e Carpentier nos jornais e revistas da época, assim como da correspondência cruzada entre críticos e compositores, nos permite indagar nos matizes dos discursos culturais da época, segundo articulados no debate público e na intimidade das cartas. No contexto da efervescência cultural de movimentos como o modernismo brasileiro e o minorismo cubano, Andrade e Carpentier propulsaram a criação musical erudita, enquanto espaço para elaborar novas representações do nacional.

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Publicado

2009-10-09

Edição

Seção

Artigos