Decifrando o “Trump tropical”: análise das percepções dos think tanks dos Estados Unidos sobre a eleição e o governo Bolsonaro

Autores

  • Luciana Wietchikoski
  • Eduardo Svartman UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2178-8839.96222

Palavras-chave:

think tanks, relações Brasil Estados Unidos, opinião pública

Resumo

Desde a campanha eleitoral, o presidente brasileiro Jair Bolsonaro emula a retórica e iniciativas do presidente estadunidense Donald Trump e proclama o alinhamento do Brasil com os Estados Unidos. Diante deste realinhamento, o presente artigo avalia as percepções através das quais o novo governo brasileiro tem sido caracterizado em Washington, particularmente junto aos think tanks dedicados à política internacional. Estas organizações da sociedade civil, cuja produção ideacional visa influenciar a opinião pública e a formulação de políticas públicas, desempenham papel importante na difusão de narrativas a respeito do Brasil nos meios político, econômico, midiático e acadêmico estadunidense. Utilizando a metodologia da análise de conteúdo, demostra-se que, a despeito da aposta do governo brasileiro no alinhamento com os Estados Unidos e da acolhida inicialmente positiva do governo Donald Trump, a produção ideacional a respeito do novo presidente, sua agenda doméstica e política externa tem sido mais crítica do que elogiosa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Wietchikoski

Doutora e mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), possui graduação em História (LP) pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Atua principalmente na área de Política Internacional, com ênfase nos seguintes temas: inserção global dos emergentes, política externa dos Estados Unidos e think tanks. 

Eduardo Svartman, UFRGS

Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) com pós-doutorado na George Washington University (2016), é professor do Departamento de Ciência Política e dos Programas de Pós-Graduação em Ciência Política e em Estudos Estratégicos Internacionais desta Universidade. Foi professor visitante na Elliott School of International Affairs (EUA), na Universad Nacional de Rosário (Argentina) e no Instituto Superior de Relações Internacionais (Moçambique). Atualmente é Diretor da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED) e editor da Revista Brasileira de Estudos de Defesa. É membro do Grupo de Estudos em Segurança e Política Internacional, membro do Centro de Estudos Internacionais sobre Governo (CEGOV) e integrante do Grupo de Pesquisa em História Militar. Membro da rede internacional Análise comparada das políticas exteriores, de defesa nacional e de segurança internacional da Argentina e do Brasil no início do século XXI. É membro da ABED, da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP), da Associação Nacional de História (Anpuh) e da Associação Latino-americana de Ciência Política (ALACIP). Tem experiência nas áreas de Ciência Política e História, com ênfase em História das Relações Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: forças armadas, relações militares Brasil-Estados Unidos, políticas de defesa e política externa brasileira.

Downloads

Publicado

2020-11-15

Como Citar

Wietchikoski, L., & Svartman, E. (2020). Decifrando o “Trump tropical”: análise das percepções dos think tanks dos Estados Unidos sobre a eleição e o governo Bolsonaro. Conjuntura Austral, 11(56), 07–19. https://doi.org/10.22456/2178-8839.96222

Edição

Seção

ARTIGOS