"A influência da CEPAL na industrialização latino-americana: uma análise comparada entre Brasil e Argentina"

Autores

  • Laíza Andriolo Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter)
  • Giovana Souza Freitas Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter)

DOI:

https://doi.org/10.22456/2178-8839.68787

Palavras-chave:

CEPAL, Subdesenvolvimento, Industrialização

Resumo

O presente trabalho analisa a influência da CEPAL no processo de industrialização brasileiro e argentino. Inicialmente, será abordado o subdesenvolvimento econômico na região, bem como sua causas e consequências. Após, será discutido o papel da CEPAL dentro da América Latina, seus objetivos primordiais, bem como os elementos fundamentais de seu pensamento. Por fim, será apresentada uma retrospectiva da industrialização dos países em questão, relacionando-a com a teoria cepalina. Infere-se que a mesma exerceu expressiva influência, principalmente no processo de industrialização, mas não explica de forma completa o subdesenvolvimento econômico destes países. Ainda assim, merece destaque como teoria que discute o subdesenvolvimento em nível institucional e internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laíza Andriolo, Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter)

Bacharel em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter) e acadêmica em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Giovana Souza Freitas, Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter)

Doutora em Economia pela UFRGS. Professora da Faculdade de Negócios do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter).

Downloads

Publicado

2016-12-27

Como Citar

Andriolo, L., & Freitas, G. S. (2016). "A influência da CEPAL na industrialização latino-americana: uma análise comparada entre Brasil e Argentina". Conjuntura Austral, 7(38), 18–31. https://doi.org/10.22456/2178-8839.68787

Edição

Seção

ARTIGOS