Unasul: iniciativa de integração regional? Instituição de regionalismo pós-liberal ou contra-hegemônico? Concertación ou coordenação de interesses comuns? (os debates conceituais sobre um processo em construção)

Autores

  • Milton Carlos Bragatti Universidade Federal da Integração Latino-Americana
  • Nilson Araújo Souza Universidade Federal da Integração Latino-Americana

DOI:

https://doi.org/10.22456/2178-8839.60032

Palavras-chave:

Relações Internacionais, Integração Regional, Regionalismo, Unasul

Resumo

Por ser um processo relativamente novo, inédito ao reunir todos e somente os países sul-americanos e por desenvolver arranjos institucionais bastante próprios, revela-se complexo o debate conceitual sobre que tipo de instituição é a Unasul: um órgão de coordenação e concertação? Um processo original e único de regionalismo? Ou iniciativa promissora de integração regional? O objetivo deste trabalho é discutir a recente bibliografia sobre conceitos teóricos elaborados por vários especialistas que procuram definir a configuração da Unasul, seu processo de criação, institucionalização e desenvolvimento, e as complexidades e desafios que se apresentam a esse processo, dentro do panorama de regionalismo, integração e concertação política na América do Sul.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milton Carlos Bragatti, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Milton Carlos Bragatti é bolsista Capes no Mestrado em Integração Contemporânea na Universidade Federal da Integração Latino-Americana e Mestre em Communication Arts pelo New York Institute of Technology (NYIT).

Nilson Araújo Souza, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina da Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA

Downloads

Publicado

2016-05-15

Como Citar

Bragatti, M. C., & Souza, N. A. (2016). Unasul: iniciativa de integração regional? Instituição de regionalismo pós-liberal ou contra-hegemônico? Concertación ou coordenação de interesses comuns? (os debates conceituais sobre um processo em construção). Conjuntura Austral, 7(35), 43–51. https://doi.org/10.22456/2178-8839.60032

Edição

Seção

ARTIGOS