Twiplomacy: a ascensão de Donald Trump em 140 caracteres

Autores

  • Fernanda Cristina Nanci Izidro Gonçalves Unilasalle-RJ IESP/UERJ
  • Marcella Germano de Assis Unilasalle-RJ

DOI:

https://doi.org/10.22456/2178-8839.87556

Palavras-chave:

Donald Trump, Twitter, Eleições

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar como o Twitter foi utilizado como importante ferramenta nas eleições americanas de 2016, servindo como plataforma de campanha para o então candidato Donald Trump. Desse modo, busca-se analisar a campanha do candidato republicano no Twitter, com ênfase em três dos mais importantes temas discutidos na campanha: imigrantes e refugiados; terrorismo; relações com a Rússia. Para investigar a relevância da utilização do Twitter, este artigo investiga como as redes sociais podem ser utilizadas para estabelecer uma “agenda digital”, definindo temas centrais na pauta política, expandir a “presença digital”, potencializando o alcance da mensagem, e gerar “conversas digitais”, ampliando a interação com o público. Conclui-se que o Twitter foi de máxima importância para Trump, que ao adotar a diplomacia digital, usou os posts de até 140 caracteres como meio de comunicação para fortalecer sua proposta de campanha. Assim, Trump transmitiu sua agenda política, aumentou o alcance das suas mensagens e ampliou a interação com o público, causando um envolvimento na sociedade em rede que culminou na expansão da sua presença tanto no ambiente digital quanto no ambiente “real”, o qual junto ao sistema democrático americano, o levaram a vitória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Cristina Nanci Izidro Gonçalves, Unilasalle-RJ IESP/UERJ

Doutoranda em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP/UERJ). Mestre em Relações Internacionais pela PUC-Rio. Atualmente é coordenadora e professora do curso de Relações Internacionais do Centro Universitário La Salle-RJ.

Marcella Germano de Assis, Unilasalle-RJ

Possui graduação em Relações Internacionais pelo Centro Universitário La Salle - Niterói (2017). Atualmente é professora de conversação de inglês - Cultura Inglesa. Tem interesse nas seguintes áreas acadêmicas: Segurança Internacional, Diplomacia Digital, Diplomacia do Twitter, Análise de Política Externa.

Downloads

Publicado

2019-04-04

Como Citar

Gonçalves, F. C. N. I., & Assis, M. G. de. (2019). Twiplomacy: a ascensão de Donald Trump em 140 caracteres. Conjuntura Austral, 10(49), 42–61. https://doi.org/10.22456/2178-8839.87556

Edição

Seção

ARTIGOS