A Política Externa interina e os riscos à integração regional

Autores

  • Guilherme Stolle Paixão e Casarões

DOI:

https://doi.org/10.22456/2178-8839.67702

Palavras-chave:

Política Externa Brasileira, Interino, Temer, Integração regional,

Resumo

Este artigo oferece uma reconstrução histórica dos três primeiros meses da gestão de José Serra à frente do Ministério das Relações Exteriores, período de interinidade do governo de Michel Temer, valendo-se das declarações públicas do ministro e do Itamaraty, bem como de análises dos grandes meios de imprensa. Sustenta-se que guinada observada na política externa brasileira apresenta duas características: (1) a forte carga retórica, direcionada à desconstrução do “legado diplomático” petista e à confrontação com críticos regionais ao impeachment; (2) uma mudança estrutural, tanto no desenho institucional do MRE quanto no eixo de orientação da inserção brasileira, destinada a assegurar a visibilidade do chanceler no contexto da sucessão presidencial. No médio prazo, a soma desses elementos pode trazer riscos ao processo de integração regional, na medida em que se redefinem as relações intra-Mercosul e opta-se por uma estratégia de embate com países em crise institucional, como a Venezuela.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Stolle Paixão e Casarões

Doutor e mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Campinas (Programa San Tiago Dantas), especialista em História e Culturas Políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais e graduado em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. É professor de Relações Internacionais da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e da Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV). Entre suas publicações recentes estão "Itamaraty's Mission" (Cairo Review of Global Affairs, 2014), "Itamaraty on the Move" (Bulletin of Latin American Research, 2013), "Brazil, East Asia, and the Shaping of World Politics" (Perceptions, 2013), "O Papel do Itamaraty na Política Externa do Governo Collor de Mello" (Revista Brasileira de Política Internacional, 2012). Tem experiência e artigos publicados na área de Ciência Política e Relações Internacionais, com ênfase em Política Externa Brasileira, Relações Brasil-Oriente Médio e Teoria das Relações Internacionais. Foi visiting fellow da Tel Aviv University (2011) e da Brandeis University (2015).

Downloads

Publicado

2016-09-17

Como Citar

Stolle Paixão e Casarões, G. (2016). A Política Externa interina e os riscos à integração regional. Conjuntura Austral, 7(37), 81–93. https://doi.org/10.22456/2178-8839.67702

Edição

Seção

ARTIGOS