O Estado Islâmico do Iraque e do Levante: fundamentos políticos à violência política

Autores

  • Natalia Nahas Calfat Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22456/2178-8839.53819

Palavras-chave:

ISIS, Violência Política, Iraque, Síria

Resumo

É objetivo deste artigo lançar luz às razões para ascensão e fortalecimento do grupo jihadista ISIS - Estado Islâmico do Iraque e do Levante - e sua atuação na Síria e no Iraque; bem como opera a administração da vida de milhões de pessoas que residem nos territórios sob seu controle. Adicionalmente, buscaremos esclarecer os fundamentos políticos, históricos e sociais que viabilizaram e fomentaram seu surgimento e atuais avanços militares nestes dois países. Através desta análise foi possível verificar que o ISIS possui origens fundamentalmente políticas e é reflexo do desmantelamento do Estado Iraquiano após a queda de Saddam Hussein em 2003. Igualmente, possuem papel fundamental o fomento das monarquias do Golfo às escolas salafistas de interpretação radical do islã e à grupos militantes fundamentalistas; os resultados da Guerra ao Terror pós 11 de Setembro de 2001; assim como o apelo que o ISIS possui sobre jovens sunitas à margem social e economicamente da sociedade europeia e que cultivam sentimentos de cassação de direitos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natalia Nahas Calfat, Universidade de São Paulo

Mestranda em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo e bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. É membro integrante do Grupo de Trabalho sobre Oriente Médio e Mundo Muçulmano da Universidade de São Paulo (Laboratório de Estudos Asiáticos/FFLCH)

Downloads

Publicado

2015-09-15

Como Citar

Calfat, N. N. (2015). O Estado Islâmico do Iraque e do Levante: fundamentos políticos à violência política. Conjuntura Austral, 6(31), 6–20. https://doi.org/10.22456/2178-8839.53819

Edição

Seção

ANÁLISE DE CONJUNTURA