A transformação militar e o carro de combate: consequências para a tecnologia de emprego terrestre

Autores

  • Alexandre Checheliski Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME)
  • José Miguel Quedi Martins Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Rodrigo Schmidt Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.22456/2178-8839.71221

Palavras-chave:

Tanque, Carro de Combate Principal, Pós-Guerra Fria

Resumo

O artigo identifica e relaciona os períodos da Transformação Militar com os posicionamentos acerca do emprego do Carro de Combate no pós-Guerra Fria. Objetiva contribuir para o debate acadêmico sobre a importância desse material e para a geração de poder de combate pelo Ministério da Defesa brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Checheliski, Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME)

Alexandre Checheliski é Major de Cavalaria do Exército Brasileiro, aluno do Curso de Comando e Estado-Maior da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME).

José Miguel Quedi Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

José Miguel Quedi Martins é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutor em Ciência Política pela mesma instituição. Anteriormente, foi professor de História na Faculdade Porto-Alegrense (FAPA), na graduação e pós-graduação. Possui mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e especialização em Integração Regional e Mercosul pela UFRGS. É pesquisador do Instituto Sul-Americano de Política e Estratégia (ISAPE), do Núcleo de Estratégia e Relações Internacionais (NERINT-UFRGS) e do Grupo de Trabalho de Políticas de Defesa,Inteligência e Segurança do Centro Estudos Internacionais Sobre Governo (CEGOV/UFRGS), com ênfase nos temas Integração Regional, Conflitos Internacionais, Guerra Local e Digitalização.

Rodrigo Schmidt Rodrigues

Rodrigo Schmidt Rodrigues é Major de Cavalaria do Exército Brasileiro, doutorando do Programa de Pós-Graduação da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). 

Downloads

Publicado

2018-06-05

Como Citar

Checheliski, A., Martins, J. M. Q., & Rodrigues, R. S. (2018). A transformação militar e o carro de combate: consequências para a tecnologia de emprego terrestre. Conjuntura Austral, 9(45), 14–27. https://doi.org/10.22456/2178-8839.71221

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)