Novas fronteiras na Diplomacia Científica - contornando as mudanças de equilíbrio de poder

Autores

  • The Royal Society

DOI:

https://doi.org/10.22456/2178-8839.99476

Palavras-chave:

Ciência, Diplomacia científica, Science Diplomacy,

Resumo

Na atualidade, a complexidade de problemas globais, como as pandemias e a recessão econômica, a ascensão extremismos políticos e religiosos das mais variadas ordens, como os movimentos antivacinas e as “ondas” de “fake news” na criação de falsos “mitos” e no espraiamento de mentiras, e a difusão de correntes pseudocientíficas, como o “terraplanismo”, negam a validade do conhecimento científico e, por conseguinte, ameaçam o futuro da humanidade. Neste contexto obscuro, grande parte da sociedade, como reação a esses movimentos, defende o aumento do papel da ciência na vida política da sociedade e nas decisões de políticas públicas nacionais e internacionais. Com isso, a ideia de “science diplomacy” ganhou força nos fóruns acadêmicos e políticos.Assim, o presente texto é uma tradução do artigo “New frontiers in science diplomacy Navigating the changing balance of power” da Royal Society e da American Association for the Advancement of Science (AAAS). Este é um dos textos fundantes da “diplomacia científica” no mundo, pois trabalha conceitos-chave, como “ciência na diplomacia”, “diplomacia para a ciência”, “ciência para diplomacia”. Ademais, faz alguns estudos de caso sobre a importância da diplomacia científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

The Royal Society

Esta tradução foi realizada pelo tradutor Fuad Shobi Azzam, via empresa Celera Translations LTDA e revisão técnica realizada pelo Prof. Dr. Tomaz Espósito Neto. O revisor agradece à União Europeia, em especial ao projeto da Cátedra Jean Monnet da UFGD, por ter fornecido todos os meios para a realização desta tradução. Para o texto original, ver Royal Society (2010). 

Downloads

Publicado

2020-06-24

Como Citar

Royal Society, T. (2020). Novas fronteiras na Diplomacia Científica - contornando as mudanças de equilíbrio de poder. Conjuntura Austral, 11(54), 9–34. https://doi.org/10.22456/2178-8839.99476