O Conflito Tâmil no Sri Lanka: Paz Após 10 Anos da Vitória Militar?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2178-8839.96760

Palavras-chave:

Vitórias Militares, Conflitos Separatistas, Sri Lanka

Resumo

Entre 1983 e 2009, o Sri Lanka presenciou um intenso conflito separatista envolvendo as forças armadas do governo e o grupo étnico tâmil, representados pelos Tigres de Libertação da Pátria Tâmil (LTTE). O conflito foi terminado forçadamente em 2009, após o sucesso de uma ofensiva militar lançada pelo governo, e, assim, nenhum acordo de paz foi assinado para selar a paz entre as partes. Desse modo, pretende-se elaborar uma análise conjuntural que discute os impactos da vitória militar para se pensar a relação atual entre o governo cingalês e a minoria étnica tâmil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geraldine Rosas Duarte, PUC Minas

Graduada em Relações Internacionais pelo UNIBH (2006), mestre em Relações Internacionais pela PUC Minas (2009) e doutora em Geografia pela PUC Minas (2014). Atualmente é professora do Departamento de Relações Internacionais da PUC Minas, trabalhando com temas relacionados à Segurança Internacional, especialmente no que tange à análise e resolução de conflitos armados.

Matheus de Abreu Costa Souza, PUC Minas

Professor temporário na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Mestre em Relações Internacionais pela PUC Minas e Bacharel em Relações Internacionais pela mesma instituição. Atua como membro do conselho executivo dos periódicos do Departamento de Relações Internacionais da universidade, que são: Conjuntura Internacional (qualis B2), Estudos Internacionais (qualis B2) e Fronteira (qualis B5). É membro da Rede de Pesquisa em Paz, Conflitos e Estudos Críticos de Segurança (PCECS), da International Studies Association (ISA), e das seguintes seções da ISA: Global Development Section (GDS), International Security Studies Section (ISSS) e Peace Studies Section (PEACE).

Downloads

Publicado

2019-12-23

Como Citar

Rosas Duarte, G., & Souza, M. de A. C. (2019). O Conflito Tâmil no Sri Lanka: Paz Após 10 Anos da Vitória Militar?. Conjuntura Austral, 10(52), 5–16. https://doi.org/10.22456/2178-8839.96760

Edição

Seção

ANÁLISE DE CONJUNTURA