A influência de John Boyd na política externa e de segurança dos Estados Unidos: cosmovisão, teoria e grande estratégia

Autores

  • João Gabriel Burmann da Costa Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter
  • Igor Estima Sardo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Isadora Bortowski Florisbal Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/2178-8839.93027

Palavras-chave:

John Boyd, Política Externa e de Segurança dos EUA, Grande Estratégia

Resumo

O artigo tem como objetivo discutir as possíveis influências do pensamento de John Boyd na Política Externa e de Segurança dos Estados Unidos (FSP). O problema de pesquisa é investigar a relação da cosmovisão de Boyd - a promoção do caos e o aumento da entropia - com aspectos da FSP americana pós-1991. A cosmovisão, epistemologia e método no pensamento de Boyd são brevemente analisados. Em seguida, buscam-se os pontos de contato com as teorias do Idealismo e do Realismo e, por fim, são discutidos os motivos da ausência de uma grande estratégia americana. O principal argumento é que o pensamento de Boyd nos permite traçar várias relações com teóricos que influenciaram a Política Externa e de Segurança dos Estados Unidos. Quanto à tradição idealista, ela se dá em um mundo dominado pelo caos, no caso de Boyd, e sem o Estado-nação, como propõe Creveld. Com os neorrealistas, o paralelo é entre o papel da projeção de poder e o medo como elemento da política externa dos Estados Unidos. Por fim, no que diz respeito à grande estratégia norte-americana, a influência de Boyd pode estar na inversão da hierarquia da realidade (da tática à estratégia, do combate à política), além de sua cosmovisão e epistemologia, o que teria contribuído para o predomínio da simplificação. soluções no US FSP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Gabriel Burmann da Costa, Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter

Professor do curso de Relações Internacionais no Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter. Mestre em Estudos Estratégicos Internacionais (PPGEEI) UFRGS e bacharel em Relações Internacionais pela mesma Universidade.

Igor Estima Sardo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduando em Relações Internacionais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Isadora Bortowski Florisbal, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduanda em Relações Internacionais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Downloads

Publicado

2019-09-30

Como Citar

Burmann da Costa, J. G., Estima Sardo, I., & Bortowski Florisbal, I. (2019). A influência de John Boyd na política externa e de segurança dos Estados Unidos: cosmovisão, teoria e grande estratégia. Conjuntura Austral, 10(51), 28–45. https://doi.org/10.22456/2178-8839.93027

Edição

Seção

DOSSIÊ