A Colômbia e os desafios para a integração sul-americana

Autores

  • Marco Cepik UFRGS
  • Pedro Brancher UFRGS
  • Sebastián Granda Universidad Nacional de Colombia - Sede Medellín

DOI:

https://doi.org/10.22456/2178-8839.31093

Palavras-chave:

Colômbia, Segurança Regional, América do Sul, Brasil, UNASUL.

Resumo

Este artigo analisa os primeiros dois anos do governo Santos na Colômbia, com foco na situação política interna do país e também analisando os impactos da política externa do governo atual sobre a segurança regional e a integração da América do Sul. Atenção especial foi dada ao relacionamento bilateral entre Colômbia e Brasil. Conclui-se que a consistência da reorientação da política externa colombiana é baixa. Ainda que Santos tenha realizado uma normalização das relações diplomáticas com a Venezuela e Equador e tenha aceitado participar dos processos integradores sintetizados pela UNASUL, o acordo de livre comércio assinado com os estados Unidos e os esforços para criar um bloco econômico Aliança do Pacífico com o Chile e o México indicam que há limites bastante claros para este giro política externa colombiana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Cepik, UFRGS

Professor associado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde dirige o Centro de Estudos Internacionais sobre Governo (CEGOV) e é coordenador adjunto do Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais (M/D).

Downloads

Publicado

2012-10-30

Como Citar

Cepik, M., Brancher, P., & Granda, S. (2012). A Colômbia e os desafios para a integração sul-americana. Conjuntura Austral, 3(14), 18–32. https://doi.org/10.22456/2178-8839.31093

Edição

Seção

ARTIGOS