25 anos de CPLP: Sucessos, Desafios e Oportunidades

2021-11-04

Em 2021, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) completa 25 anos de existência. Criada formalmente em 1996, por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, a comunidade, depois de um quarto de século de existência, conta hoje com um total de nove países-membros, tendo Timor Leste e Guiné Equatorial se juntado mais recentemente aos membros fundadores.

Para celebrar os 25 anos de existência da CPLP, a revista Conjuntura Austral: Journal of the Global South prepara uma edição especial sob a supervisão do Dr. Joseph Marques (Webster University, Genebra) como editor convidado. Convidamos, assim, todos os interessados pelo tema a enviar contribuições – escritas em português, inglês ou espanhol – para comporem o dossiê, que será publicado na terceira edição de 2022, em julho. Trata-se de um convite amplo, de escopo internacional, que tem por objetivo reunir um conjunto de reflexões que versem sobre a CPLP e a relação entre ela e seus membros a partir da perspectiva de cada um deles, garantindo uma diversidade de abordagens e de enfoques temáticos.

Se, por um lado a promoção da língua portuguesa tem sido o objetivo principal juntamente com a concertação político-diplomática e cooperação econômica, resta uma longa lista de temas de grande potencial para os cidadãos dos países membros a merecer atenção urgente. Após 25 anos, a CPLP se esforça ainda para se impor num cenário internacional cada vez mais cheio de novos atores políticos com múltiplas agendas. A edição especial da Conjuntura Austral: Journal of the Global South pretende reunir textos que refletem sobre a importância da CPLP ao longo dos últimos 25 anos, identificando sucessos e desafios do ponto de vista de cada  país membro como também a relevância da CPLP no cenário internacional. Como resolver a diferença entre o discurso oficial da organização e a opinião das sociedades civis nos diferentes países membros? Como passar de uma comunidade de países para uma comunidade de povos? Quais as lições a tirar entre a atuação oficial e as múltiplas iniciativas autônomas de grupos espalhados através do mundo que tentam agregar sinergias informais entre as várias diásporas lusófonas? Quais as possíveis opções futuras da organização? Quais os atuais desafios concretos de liderança, disponibilidade de recursos e diferentes níveis de prioridade dada à CPLP nas políticas externas dos países membros? Esperamos que este número especial possa fomentar maior diálogo entre os autores e nossos leitores, gerar ideias e estratégias para o bloco como um todo e para cada um dos países membros e incentivar mais investigação e estudo pela comunidade acadêmica.  

Os artigos deverão ser enviados até o dia 15 de fevereiro de 2022 e submetidos por meio do sistema da revista. Todos os artigos passarão por um processo de revisão duplo-cego por pares, e não há cobrança de qualquer tipo de taxa pela revista. As diretrizes e normas de publicação, bem como as instruções para submissão, podem ser encontradas no website da revista, neste link.

Qualquer pergunta ou dúvida referente a este numero especial da revista pode ser enviada diretamente ao editor convidado diretamente através do email: joseph.marques@webster.ch