AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EMPRESARIAL COMO FERRAMENTA PARA AGREGAR VALOR AO NEGÓCIO

Autores

  • Marco Antônio Martins

Palavras-chave:

Avaliação de desempenho. Indicadores de desempenho. Objetivos estratégicos.

Resumo

O atual ambiente empresarial é caracterizado pela busca de diferenciais competitivos consistentes, capazes de agregar valor às organizações e a seus proprietários ao longo do tempo. As organizações devem ser capazes de fidelizar seus clientes e conquistar novos mercados e, para isso, é importante possuir uma equipe de colaboradores talentosos, bem preparados e permanentemente motivados. A velocidade com que os conhecimentos são disseminados ao redor do mundo torna difícil a sustentabilidade de tais diferenciais por muito tempo. Neste contexto, a adoção de um sistema de acompanhamento de desempenho que considere a competitividade de mercado e as estratégias estabelecidas, associando missão, estratégia, objetivos e processos com a satisfação dos clientes, torna-se um fator decisivo para a gestão eficiente e eficaz da organização. Isto pode garantir o seu crescimento e a sua sobrevivência no longo prazo. Em contrapartida, a comunicação deficiente dos objetivos estratégicos, falta de uma definição clara de critérios quantitativos e qualitativos para o estabelecimento de ações em nível operacional e ausência de um sistema capaz de acompanhar a implementação das estratégias podem ser considerados fatores críticos, e, em muitos casos, a principal causa da geração de resultados insatisfatórios. O artigo tem por objetivo discutir a importância do processo de avaliação de desempenho como uma ferramenta de agregação de valor ao negócio da organização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

MARTINS, M. A. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EMPRESARIAL COMO FERRAMENTA PARA AGREGAR VALOR AO NEGÓCIO. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 6, n. 10, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/11231. Acesso em: 28 mar. 2024.