O DESEMPENHO DAS EMPRESAS DE COMÉRCIO VAREJISTA LISTADAS NA B3 SOB A PERSPECTIVA DE ALGUNS INDICADORES
Resumo
Como necessidade de manter-se competitivas, empresas necessitaram mudar a abordagem, os produtos e as operações, assim o varejo tornou-se um dos segmentos mais relevantes do país evidenciando a transformação comportamental de consumo ao longo dos anos. Este trabalho tem como objetivo analisar três grupos de indicadores: liquidez, rentabilidade e endividamento como forma de entender as oscilações ocorridas. O artigo é baseado numa pesquisa descritiva, bibliográfica e quantitativa, foram selecionadas uma amostra de 10 empresas do setor cíclico dos segmentos de tecidos, vestuário e calçados; eletrodomésticos e produtos diversos entre o período de 2010 e 2020, onde o grupo de indicadores passaram por uma análise de correlação. Foi possível observar que dois momentos históricos influenciaram a estrutura a os resultados financeiros e operacionais, 2015 e 2020, um pela crise política e outro pela pandemia do COVID-19. Os resultados evidenciam que o setor varejista de consumo cíclico apresenta endividamento total médio de 65%, contudo o comportamento das empresas varejistas foi diferente para cada subsetor, enquanto tecidos, vestuário e calçados aumentaram seu endividamento total, as empresas de eletrodomésticos e produtos digitais tiveram uma diminuição gradativa, conferindo a solidez destas companhias no cumprimento de suas obrigações de curto prazo e na continuidade da geração de retorno sobre os próprios ativos.