ATRIBUIÇÕES DE CAUSALIDADE E REAÇÕES EMOCIONAIS: ANÁLISE DO DESEMPENHO ACADÊMICO DOS DISCENTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Autores

Palavras-chave:

Teoria atribucional causal, Reações emocionais, Desempenho acadêmico.

Resumo

O presente estudo tem por objetivo analisar os fatores de causalidade atribuídos pelos discentes de Ciências Contábeis para explicar o desempenho acadêmico à luz da Teoria Atribucional Causal, assim, como as reações emocionais derivadas. A unidade de análise foi os estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA) campus Mossoró. Para tanto, os dados foram obtidos por meio de questionário composto por questões abertas e fechadas, aplicadas à 155 discentes distribuídos do 1° ao 9° período. Assim, para a análise das questões fechadas, os dados foram tabulados e, posteriormente, procedeu-se com análise da estatística descritiva. Já em relação às questões abertas, os dados foram transcritos para arquivo digital e, em seguida, procedeu-se com a análise de conteúdo por meio do software Atlas.ti®. Em síntese, os resultados apontaram que os discentes consideram que o desempenho acadêmico é influenciado por uma diversidade de fatores internos e externos ao discente, com destaque para as atribuições causais internas, como o “interesse pelo estudo” e o “esforço”, e para as causas atribucionais externas, como o “método de ensino do professor” e a “infraestrutura da universidade”. Além disso, constatou-se que a maioria dos discentes (94,84%) acreditam que as causas atribuídas, sejam elas internas ou externas, ocasionam reações emocionais.

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Biografia do Autor

Flaviana da Costa Lopes Barbosa, Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA).

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Caritsa Scartaty Moreira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN);

Doutoranda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Jocykleber Meireles de Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Ítalo Carlos Soares do Nascimento, Faculdade Católica do Rio Grande do Norte (FCRN).

Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Camilla Araújo Amaral Duarte, Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA)

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Pós-graduanda em Contabilidade e Planejamento Tributário pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

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Publicado

2022-12-19

Como Citar

BARBOSA, F. da C. L.; MOREIRA, C. S.; DE SOUZA, J. M.; DO NASCIMENTO, Ítalo C. S.; DUARTE, C. A. A. ATRIBUIÇÕES DE CAUSALIDADE E REAÇÕES EMOCIONAIS: ANÁLISE DO DESEMPENHO ACADÊMICO DOS DISCENTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 22, n. 52, p. 14–25, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/121864. Acesso em: 29 mar. 2024.