HABILIDADES E APRENDIZAGEM DESENVOLVIDAS COM A INSERÇÃO DO ROLE-PLAY NO ENSINO DE CONTABILIDADE: UMA VISÃO DISCENTE

Autores

  • Aretuza Corrêa Marcondes Souza UFRR
  • Romina Batista de Lucena de Souza UFRGS
  • Laudicéia Normando de Souza UFRR

Palavras-chave:

Contabilidade, Ensino, Role-play

Resumo

O role-play é um jogo de papéis que, como brincadeira, permite a aprendizagem, entre pessoas adultas, ao assumir diferentes personagens. Essa modalidade didática promove a interatividade por meio de encenações, despertando uma visão discente reflexiva e permitindo o desenvolvimento de novas habilidades, como o espírito crítico e participativo. O presente estudo teve o objetivo de verificar quais são as percepções discentes sobre o desenvolvimento de habilidades e a aprendizagem com a inserção do role-play no ensino de Contabilidade. Os procedimentos metodológicos utilizados, quanto às informações, foi a pesquisa bibliográfica, e quanto aos objetivos, foi a pesquisa exploratória. A pesquisa é caracteriza como qualitativa, em relação à natureza dos dados. A coleta de dados foi realizada com o uso de um focus group, consistindo em uma entrevista realizada em grupo para o levantamento das suas percepções. Constatou-se que a modalidade didática do role-play no ensino de Contabilidade auxilia no desenvolvimento das habilidades de pesquisa e comunicação, aguça o senso crítico, exercita o trabalho em grupo e proporciona um aprendizado eficiente, contribuindo para o desenvolvimento do futuro profissional contábil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aretuza Corrêa Marcondes Souza, UFRR

Especialista em Metodologia do Ensino Superior pelo Grupo Educacional UNINTER. Bacharel em Ciências Contábeis pela UNISO- Universidade de Sorocaba. Professora Substituta do Departamento de Contabilidade da UFRR

Romina Batista de Lucena de Souza, UFRGS

Currículo lattes

Doutora em Economia do Desenvolvimento pela UFRGS. Professora do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da UFRGS

Laudicéia Normando de Souza, UFRR

Mestre em Ciências Contábeis pela USP. Professora do Departamento de Contabilidade da UFRR

Downloads

Publicado

2013-12-17

Como Citar

SOUZA, A. C. M.; SOUZA, R. B. de L. de; SOUZA, L. N. de. HABILIDADES E APRENDIZAGEM DESENVOLVIDAS COM A INSERÇÃO DO ROLE-PLAY NO ENSINO DE CONTABILIDADE: UMA VISÃO DISCENTE. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 13, n. 25, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/37667. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos