NÍVEL DE DIVULGAÇÃO E DE DESEMPENHO AMBIENTAL NAS EMPRESAS QUE INTEGRAM O ÍNDICE BOVESPA: UMA ANÁLISE DESCRITIVA
Palavras-chave:
Divulgação ambiental, Desempenho ambiental, Responsabilidade social, IBOVESPAResumo
Nas últimas décadas, tem-se observado um aumento na consciência dos consumidores, fornecedores e governo em relação às práticas empresarias com as questões socioambientais. Alguns países já possuem padrões estabelecidos por lei para a divulgação das informações ambientais, porém no Brasil essas informações são de caráter voluntário, mas, quando divulgadas potencialmente, aumentam o valor da empresa e consequentemente criam um posicionamento considerado adequado pela sociedade. Além disso, a divulgação destas informações permite mensurar e relacionar o nível de comprometimento empresarial com o meio ambiente, já que os investidores vão perceber que os prováveis passivos ambientais podem ser menores naquelas empresas com bom desempenho em oposição àquelas com baixo desempenho ambiental. Dessa forma, o objetivo principal deste artigo é evidenciar a divulgação e o desempenho ambiental das empresas brasileiras de capital aberto que compõem o Ibovespa. O presente estudo tem natureza exploratória, ex post facto, transversal, e é definido como um estudo estatístico. Neste trabalho, foram utilizados os dados disponíveis nos próprios websites das empresas que compõem o Ibovespa, que constam 66 ativos diferentes, sendo que, desse total, existem 55 grupos controladores que foram estudados. Foram analisados aspectos como estrutura de governança e sistemas de gerenciamento, credibilidade das informações divulgadas, gastos ambientais, visão e estratégia, perfil ambiental e iniciativas ambientais. Verificou-se também que, com relação a praticamente todas as informações, a maioria das empresas que as elabora também as divulga, pois, a divulgação destas faz com que a imagem e a valorização das empresas perante os possíveis investidores seja maior.