GERENCIAMENTO TRIBUTÁRIO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS: UMA ANÁLISE DO REGIME TRIBUTÁRIO DE TRANSIÇÃO (RTT) VERSUS REGIME TRIBUTÁRIO DEFINITIVO (RTD)

Autores

  • Caritsa Scartaty Moreira Universidade Federal Rural do Semi-Àrido
  • Jocykleber Meireles de Souza Universidade Federal Rural do Semi-Àrido
  • Anailson Marcio Gomes Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Regime tributário transitório, Regime tributário definitivo, Gerencimento tributario

Resumo

O presente estudo tem por objeito verificar se houve aumento do nível de gerenciamento tributário adotado pelas companhias brasileiras quando da adoção do RTD em comparação com o RTT. Para tanto, a pesquisa procedeu-se como descritiva, cujo período em análise foi de 2010 a 2013, considerando que foi o período obrigatório para as entidades adotaram o RTT, e de 2015 a 2016 foi a adoção obrigatória pelas empresas ao RTD. Os dados foram obtidos através do banco de dados da Bloomberg® e do Formulário de Referência disponível no sítio eletrônico da B3. Assim, a amostra final foi composta de 79 empresas e para atingir o objetivo, utilizou-se da estatística descritiva e do teste não-paramétrico de Wilcoxon. Os resultados da pesquisa demonstram que as empresas aumentam o nível de gerenciamento tributário com a adoção do RTD em comparação ao RTT.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-10-05

Como Citar

MOREIRA, C. S.; DE SOUZA, J. M.; GOMES, A. M. GERENCIAMENTO TRIBUTÁRIO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS: UMA ANÁLISE DO REGIME TRIBUTÁRIO DE TRANSIÇÃO (RTT) VERSUS REGIME TRIBUTÁRIO DEFINITIVO (RTD). ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 20, n. 46, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/99352. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos