EVIDENCIAÇÃO CONTÁBIL DE ENTIDADES DO TERCEIRO SETOR: UMA ANÁLISE DA CONFORMIDADE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA - UNISUL

Autores

  • Luana Caroline da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Sandro Vieira Soares Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Maria Denize Henrique Casagrande Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Terceiro Setor, Normas Contábeis, Evidenciação Contábil

Resumo

O terceiro setor é composto por instituições privadas de interesse público que prestam serviços para a sociedade e que não visam lucro. Estas instituições são caracterizadas como associações, fundações ou entidades religiosas e prestam serviços em áreas como saúde, educação e inclusão social. O objetivo da pesquisa é analisar o grau de conformidade das demonstrações contábeis da fundação Universidade do Sul de Santa Catarina com as normas contábeis aplicadas ao terceiro setor. A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso baseado principalmente em pesquisa documental. A partir das normas contábeis foi elaborada uma lista de aspectos que se referem a itens de verificação de conformidade e que foram posteriormente verificados na evidenciação contábil da fundação analisada. Os dados utilizados foram as demonstrações contábeis dos anos de 2010 a 2016 obtidos diretamente do site da fundação. Os resultados sugerem um nível geral de conformidade das demonstrações contábeis de 85,00%, confirmando a necessidade de aprimorar a evidenciação contábil se utilizando das normas específicas relacionadas às fundações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Caroline da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Contabilidade pela UFSC

Sandro Vieira Soares, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela USP

Pós-doutorando em Administração pela Unisul

Maria Denize Henrique Casagrande, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia de Produção pela UFSC

Downloads

Publicado

2019-11-25

Como Citar

SILVA, L. C. da; SOARES, S. V.; CASAGRANDE, M. D. H. EVIDENCIAÇÃO CONTÁBIL DE ENTIDADES DO TERCEIRO SETOR: UMA ANÁLISE DA CONFORMIDADE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA - UNISUL. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 19, n. 43, 2019. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/79754. Acesso em: 30 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos