ÉTICA E MORAL NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO: O CASO DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Autores

  • Marcia da Costa Gilioli Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Câmpus Pato Branco
  • Marcia Juliana da Cunha dos Santos Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Câmpus Pato Branco
  • Ricardo Adriano Antonelli Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco
  • Joyce Menezes da Fonseca Tonin Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Palavras-chave:

Ética. Moral. Tomada de decisão. Experimento. Ciências Contábeis.

Resumo

O grande número de escândalos envolvendo a área de Ciências Contábeis faz pensar a respeito da ética dos profissionais desde sua formação, visto que possuem grande importância nas corporações com o fornecimento de informações a um grande número de pessoas acerca da situação patrimonial e contábil da empresa. Portanto, é importante que se preze pelas atitudes e tomadas de decisões éticas e morais. Neste contexto, questionou-se os estudantes do curso de Ciências Contábeis sobre a ética e moral no processo de tomada de decisão. Para a coleta de dados, a amostra foi dividida aleatoriamente em três salas e todos foram submetidos a aplicação de um experimento e um questionário com quatro cenários de dilemas éticos, em que o respondente deveria indicar seu grau de concordância por meio de uma escala Likert. Foram obtidas 91 repostas válidas, em que as análises indicaram que não há diferença estatisticamente significativa entre as respostas dos cenários de acadêmicos de diferentes idades, gênero, ano que está cursando a graduação e ocupação. Foi possível identificar que todos os cenários foram considerados como dilemas éticos, porém o caso com relatório de despesas duvidosas foi considerado o dilema ético mais intenso. Com relação ao experimento, situação em que os mesmos poderiam trapacear, estes aparentemente agiram de forma ética. Assim, conclui-se que a amostra tem uma propensão de conseguir identificar, julgar e analisar situações que envolvem dilemas éticos, assim como averiguar as consequências que determinadas ações poderão ocasionar aos envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia da Costa Gilioli, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Câmpus Pato Branco

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Câmpus Pato Branco

Marcia Juliana da Cunha dos Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Câmpus Pato Branco

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Câmpus Pato Branco e mestranda em Contabilidade e Finanças pelo Instituto Politécnico do Cávado e do Ave(IPCA) - Portugal

Ricardo Adriano Antonelli, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco

Doutorando em Contabilidade no Programa de Pós-Graduação de Contabilidade (PPGCONT) na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Contabilidade e Finanças pela UFPR. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Pato Branco (UTFPR). Bacharel em Informática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Especialista em Desenvolvimento para Ambiente de Internet utilizando Orientação a Objetos, Java e Banco de Dados pela UTFPR. Experiência nas áreas de Tecnologia da Informação e Ciências Contábeis, com ênfase em contabilidade gerencial, sistemas de informações, análise financeira, ensino em contabilidade, implantação de sistemas de informação e programação Java. Perito Judicial há mais de cinco anos de atuação em causas cíveis.

Joyce Menezes da Fonseca Tonin, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Graduada em Ciências Contábeis (2004) e especialista em Gestão Contábil Financeira (2007) pela Universidade Estadual de Maringá, mestre em contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (2012) e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (2015-2019). Possui experiência profissional na área contábil, atuando principalmente na área Fiscal em grandes companhias. Possui diversos artigos publicados em periódicos e congressos nacionais e internacionais.

Downloads

Publicado

2020-02-21

Como Citar

GILIOLI, M. da C.; SANTOS, M. J. da C. dos; ANTONELLI, R. A.; TONIN, J. M. da F. ÉTICA E MORAL NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO: O CASO DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 20, n. 44, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/71632. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos