NÍVEL DE COMPARABILIDADE DAS PRÁTICAS CONTÁBEIS DOS ESTOQUES DE EMPRESAS DO RAMO VAREJISTA LISTADAS NA BM&FBOVESPA

Autores

  • Lucas Vieira Coelho Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Mariana Campagnoni Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Suliani Rover Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Palavras-chave:

Comparabilidade, Estoques, Empresas Varejistas.

Resumo

Este estudo visa verificar o nível de comparabilidade das práticas contábeis de mensuração, avaliação e evidenciação dos estoques das empresas varejistas listadas na BM&FBovespa nos anos de 2010 a 2015. Foram analisadas 72 Demonstrações Contábeis (DCs), incluindo Notas Explicativas (NEs), de 14 empresas varejistas no período. Com base em checklists, indicadores estoque/ativo total e no índice T de comparabilidade proposto por Taplin (2004), analisaram-se os níveis de comparabilidade das formas de mensuração (método de custo – MC; valor realizável líquido – VRL), avaliação (custo médio – CMd; primeiro a entrar, primeiro a sair – PEPS; valor específico – VE) e de divulgação dos dados relativos a estoques na amostra. Quanto à prática de mensuração, obteve-se um índice T de, em média, 0,521, o que indica que aproximadamente 50% das empresas da amostra mensuraram seus estoques pelo VRL, ou seja, reconheceram perdas entre 2010 e 2015. Quanto à avaliação, o índice T de 1,00 demonstra que as empresas varejistas tendem a avaliar seus estoques pelo CMd. No tocante à evidenciação, observou-se uma tendência de as empresas aderirem plenamente à divulgação dos itens requeridos pelo CPC 16 (R1), o que contribui com uma melhor comparabilidade das informações constantes nas NEs. Além disso, observaram-se diferenças nos indicadores estoque/ativo total entre as empresas que mensuraram estoques pelo MC e as que ajustaram ao VLR, o que indica que os métodos de mensuração influenciam indicadores que têm valores de estoque como base.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Vieira Coelho, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Bacharel em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mariana Campagnoni, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestranda em Contabilidade pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Suliani Rover, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professora do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Publicado

2018-11-04

Como Citar

COELHO, L. V.; CAMPAGNONI, M.; ROVER, S. NÍVEL DE COMPARABILIDADE DAS PRÁTICAS CONTÁBEIS DOS ESTOQUES DE EMPRESAS DO RAMO VAREJISTA LISTADAS NA BM&FBOVESPA. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 17, n. 36, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/70339. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos