OFERTA E DEMANDA DE CRÉDITO COMERCIAL POR PEQUENAS EMPRESAS DO SUL DE SANTA CATARINA
Palavras-chave:
Crédito comercial, Pequenas empresas, Levantamento.Resumo
O artigo objetivou identificar os aspectos mais relevantes quanto à oferta e demanda por crédito comercial em 299 empresas da microrregião da Amurel (sul de Santa Catarina). Para tanto, foi adotada metodologia classificável como quantitativa de descrição, onde foi utilizado o procedimento de survey e os dados foram tratados estatisticamente no software SPSS (v.21), priorizando as técnicas de análise de caminhos, correlação e regressão. A principal contribuição deste estudo está na peculiaridade de evidenciar um retrato sobre o comportamento das empresas de pequeno porte da região enfocada acerca do crédito comercial, visto que poucos estudos tratam desse tema nesse porte empresarial no cenário brasileiro. Nessa direção, foram testadas algumas hipóteses que a partir dos dados coligidos e do tratamento com as técnicas de correlação e regressão foram comprovadas ou refutadas. Destarte, foram constatadas evidências de que a obtenção de crédito de fornecedores facilita a concessão de crédito comercial para clientes. Por outro lado, foram destacadas algumas limitações do estudo e apresentadas recomendações para estudos futuros.