OBJETIVOS EDUCACIONAIS DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS: UM ESTUDO SOB A PERSPECTIVA DA TAXONOMIA DE BLOOM

Autores

  • Daniela Orsi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Edicreia Andrade dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rogério João Lunkes Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Projeto político-pedagógico, Exame de suficiência, Taxonomia de Bloom

Resumo

O presente estudo busca identificar, sob a ótica da Taxonomia de Bloom, os objetivos educacionais dos projetos político-pedagógicos (PPPs) dos cursos de Ciências Contábeis das universidades federais brasileiras, bem como das provas do Exame de Suficiência (edições de 2014 e 2015). A Taxonomia de Bloom (1956) vem sendo amplamente utilizada para embasamento de estudos em diversas áreas do conhecimento e recomenda uma classificação dos níveis de aprendizagem baseada em uma interpretação sistemática de uma área de conhecimento, assim como também busca organizar os níveis de aquisição das habilidades cognitivas possibilitando a mensuração da realização dos objetivos educacionais. Acerca dos procedimentos metodológicos, o estudo classifica-se como descritivo, de abordagem qualitativa e, quanto aos procedimentos, caracteriza-se como documental. Foram analisados 22 PPPs e 188 questões do Exame de Suficiência. Dentre os principais resultados encontrados, destaca-se que os cursos de ciências contábeis das instituições analisadas objetivam capacitar os alunos em níveis superiores ao requerido pelo CFC por meio do Exame de Suficiência. Todavia, verificou-se a partir do percentual de aprovação nos Exames de Suficiência divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) uma baixa taxa de aprovação. Assim, constata-se um gap entre os objetivos das universidades representados pelo discurso dos PPPs e o baixo nível das questões dos Exames de Suficiência quando relacionados com o percentual de aprovação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Orsi, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Edicreia Andrade dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Rogério João Lunkes, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Publicado

2019-06-18

Como Citar

ORSI, D.; SANTOS, E. A. dos; LUNKES, R. J. OBJETIVOS EDUCACIONAIS DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS: UM ESTUDO SOB A PERSPECTIVA DA TAXONOMIA DE BLOOM. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 17, n. 37, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/69698. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos