ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA EM CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA

Autores

  • Luiz Felipe de Carvalho Almeida Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Michele Rílany Rodrigues Machado Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Lúcio de Souza Machado Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Ercílio Zanolla Universidade Federal de Goiás - UFG

Palavras-chave:

Contabilidade tributária, Bibliometria, Produção acadêmica Qualis/Capes.

Resumo

Este estudo analisou 77 artigos em Contabilidade Tributária, no período de janeiro/2009 a dezembro/2014, publicados nos periódicos brasileiros em Contabilidade, Administração e Economia, com Qualis/Capes igual ou superior a B3, por intermédio de uma pesquisa bibliométrica. Os principais temas estudados por pesquisadores brasileiros foram “Planejamento Tributário”, “Contabilidade Tributária” e “Resultado das Empresas”. Percebeu-se que as pesquisas em Contabilidade Tributária são ainda incipientes, mas com qualidade mediana, visto que 65% das publicações concentram-se em periódicos com estrato igual ou superior a B2. Verificou-se que grande parte dos autores publica de forma ocasional, dado a publicação de apenas um artigo ao longo do período estudado. A análise das relações entre autores mostrou a existência de pequenas redes de cooperação científica, enquanto a rede de cooperação entre as instituições de ensino detalhou uma grande malha de colaboração, destacando-se a Universidade de Brasília (UnB), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB) como os maiores polos de pesquisa sobre o assunto em tela, gerando grande influência sobre os outros centros de ensino, dada a extensão de sua rede de colaboração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Felipe de Carvalho Almeida, Universidade Federal de Goiás - UFG

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Goiás - UFG.

Michele Rílany Rodrigues Machado, Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutora em Administração pela Universidade de Brasília. É professora da Universidade Federal de Goiás. Tem artigos publicados em Congressos de Administração e Contabilidade no Brasil, atuando principalmente nas seguintes áreas: Contabilidade para tomada de decisão, Finanças e Perícia Contábil.

Lúcio de Souza Machado, Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutorando em Psicologia pela Pontíficia Católica de Goiás - PUC-GO. Atualmeante é sócio da Floresta Auditores Independentes e Floresta Treinamentos e Consultoria Ltda, professor do Instituto Aphonsiano de Ensino Superior e da Universidasde Federal de Goiás, atuando principalmente nas seguintes áreas: Auditoria, Controladoria, Custos, Consultoria Contábil e Tributária e Pesquisa em Contabilidade.

Ercílio Zanolla, Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutor em Ciências Contábeis pela Unb/UFRN/UFPB (2014). Professor efetivo da Universidade Federal de Goiás. Atua nas áreas de análise financeira, teoria da contabilidade e contabilidade societária.

Downloads

Publicado

2018-03-14

Como Citar

ALMEIDA, L. F. de C.; MACHADO, M. R. R.; MACHADO, L. de S.; ZANOLLA, E. ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA EM CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 17, n. 35, 2018. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/64793. Acesso em: 12 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos