RELAÇÃO ENTRE LIQUIDEZ E RENTABILIDADE DAS EMPRESAS LISTADAS NA BMF&BOVESPA

Autores

  • Pricylla Smazaro Ferraz Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC
  • Erivelto Fioresi de Sousa Instituto Federal do Espírito Santo - IFES Campus Cariacica
  • Paulo Victor Gomes Novaes Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Palavras-chave:

Liquidez, Rentabilidade, Gestão Financeira

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar a relação entre as variáveis econômico-financeiras, rentabilidade e liquidez das empresas listadas na Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (BM&FBOVESPA), controlando as empresas que operam em setores regulados, nos anos de 2000 a 2013. Os resultados das regressões lineares sinalizam uma relação negativa e estatisticamente significativa entre rentabilidade e liquidez, evidenciando o trade-off dos gestores entre manter mais recursos financeiros disponíveis em detrimento do investimento em recursos que têm potencial de agregar valor para a empresa no longo prazo. Adicionalmente, as evidências sugerem que os resultados não representam as empresas atuantes em setores regulados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pricylla Smazaro Ferraz, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Bacharel em Administração

Erivelto Fioresi de Sousa, Instituto Federal do Espírito Santo - IFES Campus Cariacica

Doutorando em Engeharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (URFGS). Mestre em Ciências Contábeis pela FUCAPE Business School. Especialista em Controladoria e Gestão Estratégica de empresas e MBA em Logística Portuária pela Faculdades Integradas Espírito-santense (FAESA). É graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atualmente é professor do Instituto Federal do Espirito Santo - IFES no curso técnico em portos. Interesse em pesquisas em Finanças, Contabilidade Gerencial e Custos, Qualidade da Informação Contábil, Desempenho e Gestão Portuária.

Paulo Victor Gomes Novaes, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Mestre em Contabilidade e Finanças pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2015). Possui MBA em Contabilidade Empresarial para Pequenas e Médias Empresas, pela FUCAPE Business School (2013) e Graduação em Ciências Contábeis também pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2012). Possui experiência na área contábil desde 2009, tendo atuado na FUCAPE Business School (Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças). Área de interesse: Contabilidade e Finanças; Pesquisa em Mercado de Capitais - Qualidade da Informação Contábil.

Downloads

Publicado

2018-03-14

Como Citar

FERRAZ, P. S.; SOUSA, E. F. de; NOVAES, P. V. G. RELAÇÃO ENTRE LIQUIDEZ E RENTABILIDADE DAS EMPRESAS LISTADAS NA BMF&BOVESPA. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 17, n. 35, 2018. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/64494. Acesso em: 9 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos