MAPEAMENTO DA GESTÃO DE CUSTOS INTERORGANIZACIONAIS: UMA META-ANÁLISE ENVOLVENDO PESQUISADORES, MÉTODOS E DISCUSSÕES

Autores

  • Marcos Antonio de Souza Unisinos
  • Alexandre Vieira Braga UFPel - DEPARTAMENTO E CONTABILIDADE
  • Clovis Antonio Krombauer Unisinos - Departamento de Contabilidade

Palavras-chave:

Relações interorganizacionais. Custos. Cadeia de suprimentos. Abertura de informações. Open book accouting.

Resumo

O objetivo do presente estudo, feito através de uma meta-análise, é mapear a publicação geral sobre a gestão de custos interorganizacionais (GCI), investigando quais são os autores mais citados nas publicações, quais os periódicos que mais recebem investigações e quais as características e tendências das pesquisas relacionadas ao tema. Além disso, esta meta-análise aponta os objetivos e abordagens metodológicas adotadas pelos autores que pesquisam o assunto. Do total das 48 obras encontradas nesta pesquisa, aquelas que possuem objeto empírico somam 27, nas quais foram observados três casos de pesquisa survey, e as demais se configuram como estudo de casos. Todas as surveys se encontram em trabalhos internacionais. Nota-se que a grande maioria das pesquisas empíricas sobre GCI são de multicasos. Quanto aos objetivos dos trabalhos analisados, a investigação de quais elementos estão sendo compartilhados em informações de custos surge em várias pesquisas, bem como investigações sobre quais fatores condicionantes à GCI e sua prática são os escopos mais encontrados. Pode-se, ainda, observar que as pesquisas ainda não focam na criação de um modelo ou plano de implantação de GCI que possa servir de guia para empresas que desejem utilizar essa prática interorganizacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Antonio de Souza, Unisinos

Alexandre Vieira Braga, UFPel - DEPARTAMENTO E CONTABILIDADE

Mestre em Ciências Contábeis pela UNISINOS. Professor do Curso de Administração da UFPEL. 

Clovis Antonio Krombauer, Unisinos - Departamento de Contabilidade

Doutor em Contabilidade e Auditoria pela Universidad de Sevilla(Espanha). Professor do PPG em Ciências Contábeis da Unisinos. 

Downloads

Publicado

2015-02-05

Como Citar

SOUZA, M. A. de; BRAGA, A. V.; KROMBAUER, C. A. MAPEAMENTO DA GESTÃO DE CUSTOS INTERORGANIZACIONAIS: UMA META-ANÁLISE ENVOLVENDO PESQUISADORES, MÉTODOS E DISCUSSÕES. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 14, n. 28, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/41918. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos