OPORTUNIDADES DE MELHORIA NA DISCIPLINA DE CONTABILIDADE INTERNACIONAL: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Autores

  • Vinícius Costa da Silva Zonatto Universidade Regional de Blumenau (FURB), Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC/FURB), Doutorando em Ciências Contábeis e Administração
  • Roberto Carlos Klann Doutor em Ciências Contábeis e Administração (FURB), Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Delci Grapégia Dal Vesco Doutora em Ciências Contábeis e Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) da Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Palavras-chave:

Contabilidade internacional. Atributos de qualidade. Modelo Kano.

Resumo

Este estudo visa identificar oportunidades de melhoria na disciplina de contabilidade internacional por meio da técnica do modelo Kano de qualidade atrativa e obrigatória, em conjunto com a matriz de importância e desempenho. Trata-se de um estudo de caso, de natureza descritiva, com abordagem quantitativa dos dados, realizado por meio de um levantamento junto a 128 alunos do curso de Ciências Contábeis que cursaram a disciplina de contabilidade internacional nos semestres letivos de 2010/01 (31 alunos), 2011/01 (62 alunos) e 2011/02 (35 alunos). A coleta de dados foi realizada mediante a aplicação do instrumento de pesquisa desenvolvido por Walter, Tontini e Domingues (2005), o qual contempla a possibilidade de análise de 20 atributos de qualidade agrupados em cinco categorias: capacitação dos professores, métodos de ensino, atitude, conteúdo e infraestrutura. Os resultados encontrados evidenciam que os atributos prioritários para melhoria na disciplina de contabilidade internacional na instituição objeto de estudo estão relacionados à categoria infraestrutura, que dá apoio ao desenvolvimento da disciplina (atributo quantidade de títulos da disciplina disponíveis na biblioteca), e à categoria conteúdo (atributo carga horária da disciplina). A categoria capacitação do professor é a dimensão que abrange os atributos considerados mais atrativos, os quais possuem alta importância, segundo a percepção dos alunos participantes da pesquisa. Conclui-se que a utilização conjunta da matriz de importância e desempenho e do modelo Kano de qualidade atrativa e obrigatória pode se apresentar como um eficiente instrumento de gestão para as instituições de ensino, uma vez que, além de fornecer informações sobre oportunidades de melhoria, permitem a identificação de atributos considerados de maior importância para a satisfação dos acadêmicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinícius Costa da Silva Zonatto, Universidade Regional de Blumenau (FURB), Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC/FURB), Doutorando em Ciências Contábeis e Administração

Doutor em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau (Furb). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Furb.

Roberto Carlos Klann, Doutor em Ciências Contábeis e Administração (FURB), Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutor em Ciências Contábeis e Administração pela Furb. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Furb.

Delci Grapégia Dal Vesco, Doutora em Ciências Contábeis e Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) da Universidade Regional de Blumenau (FURB).

 Doutora em Ciências Contábeis e Administração pela Furb.

Downloads

Publicado

2014-08-30

Como Citar

ZONATTO, V. C. da S.; KLANN, R. C.; VESCO, D. G. D. OPORTUNIDADES DE MELHORIA NA DISCIPLINA DE CONTABILIDADE INTERNACIONAL: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 14, n. 27, 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/37828. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos